Se existe uma coisa que causa espanto nas pessoas, ao menos uma vez ao ano, é a declaração do Imposto de Renda. Isto porque é uma atividade obrigatória e que exige bastante atenção do cidadão para que não caia na malha fina. Pois bem, para os que fizeram da forma correta, temos uma notícia que vai te alegrar.
A restituição do Imposto de Renda é um motivo de comemoração por parte daqueles que fizeram a declaração. Isto porque significa que eles pagaram, ao longo do ano declarado, mais impostos do que, de fato, ele deveria pagar. Ou seja, a Receita Federal fornece um pagamento que serve como devolução financeira.
Este ano, é esperado que algo em torno de 38 milhões de pessoas façam as declarações até a data limite imposta pela Receita Federal, que este ano será no dia 31 de maio. Desta forma, as pessoas que não entregarem a sua declaração até a data limite estarão sujeitas à multas e penalizações sérias.
Este ano, o governo federal aplicou uma mudança direta para as pessoas que fazem a declaração. Logo no início do ano, o governo Lula aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda para dois salários mínimos (R$2.640). Isto vai impactar diretamente na quantidade de declarações feitas à Receita Federal.
Quando será feita a restituição do Imposto de Renda deste ano?
A partir do último dia disponível para a entrega da declaração do Imposto de Renda, no dia 31 de maio, também será disponibilizado o primeiro lote de pagamento da restituição deste ano. Para aqueles que optarem receber via chave PIX ou fizeram a declaração pré-preenchida, a restituição será antecipada.
Para estas pessoas, o prazo de pagamento da restituição será de apenas cinco dias após a entrega da declaração, onde foi preenchida com a chave PIX ou a opção pré-preenchida. Vale ressaltar que a única chave PIX permitida na solicitação é a chave que corresponde ao seu CPF.
Então, fiquem atentos pois até o dia 31 de maio, você poderá fazer a entrega da sua declaração do Imposto de Renda e também no mesmo dia, caso você já tenha entregue o documento, você pode verificar, no site da Receita Federal, se você está, ou não, apto para recebimento da restituição.