Governo de São Paulo pretende mudar o Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio tem sido alvo de intensos debates nos últimos tempos, afinal, especialistas apontam para alguns problemas. O MEC suspendeu a implantação das mudanças para a realização de novas análises, enquanto isso alguns estados também avaliam pontos a serem melhorados.

Governo de São Paulo pretende mudar o Novo Ensino Médio
Governo de São Paulo pretende mudar o Novo Ensino Médio (Imagem: FDR)

A implantação do Novo Ensino Médio pode cancelada efetivamente em todo o país, ao mesmo é isso que especialistas desejam. Em São Paulo algumas mudanças poderão ser adotadas para que essa etapa da educação tenha melhores rendimentos para os estudantes.

Existem dois problemas [no novo ensino médio]: primeiro, na hora de dar essa disciplina, o professor está com pouco apoio, ele está se sentindo desapoiado. Então, o que a secretaria vai fazer? Um ajuste no apoio ao professor e a gente vai reduzir o número de disciplinas dos itinerários formativos possíveis para o ano que vem”, afirmou Renato Feder, secretário estadual da Educação de São Paulo.

Mudanças no Novo Ensino Médio em São Paulo

Veja abaixo os pontos que poderão ser alterados nessa etapa da educação no estado de São Paulo:

  • Diminuição do número de itinerários formativos, atualmente o estado oferece 300;
  • Mais formação para os professores;
  • Oferta de material didático totalmente virtual, exceto para os professores do ensino fundamental 1;
  • Implantação de programas de incentivo à produção textual dos estudantes;
  • Adoção do sistema de “professores embaixadores” que serão os responsáveis pela orientação dos colegas;
  • Oferta de slides editáveis que os professores poderão utilizar para suas aulas.

Novo Ensino Médio suspenso no Brasil

Uma onda contra a implantação do Novo Ensino Médio tem tomado o país, são professores, estudantes e especialistas que pedem a revogação.

Os itinerários formativos são justamente um dos principais motivos de descontentamento. O que alguns especialistas apontam é um despreparo por parte dos professores e uma falta de estrutura nas escolas para a oferta dessa parte variável.

Para analisar essa implementação o Ministério da Educação suspendeu o cronograma de implantação do Novo Ensino Médio por 60 dias, contados a partir do começo desse mês de abril.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.