Quase 15 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) têm a chance de garantir o carro zero com até 30% de desconto. Esta é uma das várias vantagens concedidas a esta modalidade de regime empresarial. O benefício compõe programas de venda direta das montadoras com foco em vários públicos.
O MEI que deseja obter o desconto na compra do carro zero, deve realizar a aquisição diretamente do fabricante, ainda que haja o intermédio das concessionárias.
Na prática, a diferença é que, ao invés de comprar um carro já fabricado, o empreendedor paga por um modelo que ainda será submetido ao processo de produção.
O lado negativo é que o MEI deverá aguardar um tempo maior para concluir a compra do carro zero. É importante destacar que, durante a solicitação do modelo desejado, as concessionárias solicitam documentos que comprovem a existência da empresa.
A documentação exigida pode variar de acordo com a montadora, mas no geral, trata-se do Cartão CNPJ e do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI). Cabe destacar que a porcentagem de desconto concedida pode variar de acordo com o modelo e versão disponíveis por cada fabricante.
Além do que, as marcas têm a alternativa de suspender os descontos em modelos mais procurados pelo público. Embora seja uma negociação relativamente simples, é necessário se atentar a algumas características desta transação de negócios.
Quais são as regras de compra do carro para MEI?
Antes de mais nada, ao adquirir o veículo por meio do CNPJ, o carro passa a ser da empresa, e não do empresário. Na prática, o bem pode ser penhorado em caso de dívidas jurídicas. O mesmo vale em relação aos débitos do veículo. Por exemplo, serão cobrados da empresa que pode sofrer penalidades caso o IPVA esteja atrasado.
Na hipótese de multas, será necessário apresentar o condutor para efeitos de pontuação. Lembrando que o pagamento também deve ser feito pelo CNPJ. Um ponto importante dessa transação é que o carro não pode ser vendido antes de completar 12 meses da compra. Esta é uma das regras para o MEI ter direito ao desconto.
Os veículos comprados pelo MEI com desconto, podem levar até 150 dias para serem faturados e entregues ao cliente. Isso significa que o preço também pode ser reajustado de acordo com a tabela ativa no mês de recebimento. Mesmo assim o desconto será mantido.