Novo GOLPE do consignado atormenta os aposentados do INSS com prejuízos milionários

Quem recebe aposentadoria ou pensão pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tem que estar sempre ligado em algumas situações bem desagradáveis que acontecem com frequência. Tratam-se de golpes relacionados ao empréstimo consignado, produto oferecido por bancos e que desconta o valor da parcela do crédito no salário dos aposentados do INSS.

Novo GOLPE do consignado atormenta os aposentados do INSS com prejuizos milionários
Novo GOLPE do consignado atormenta os aposentados do INSS com prejuízos milionários (Imagem: FDR)

No último domingo, 9, o programa Fantástico da TV Globo revelou e alertou sobre um novo tipo de golpe envolvendo crédito consignado. A ideia é atingir justamente os aposentados do INSS, normalmente pessoas idosas e que têm pouco facilidade de mexer com tecnologia. Por isso, ficam mais vulneráveis a sofrer com fraudes e identificar quando estão sendo enganadas.

De acordo com a reportagem, nesse novo tipo de golpe os dados pessoais e documentos dos aposentados do INSS estão sendo vendidos de forma ilegal para criminosos. Inclusive, essas informações estão sendo chamadas de “kit fraude”. Tendo esses dados em mãos, os criminosos conseguem contratar o consignado em nome do cidadão, mas sem que ele realmente autorize a operação.

Dessa forma, o valor emprestado nos bancos vai direto para a mão dos criminosos, enquanto o aposentado ou pensionista é quem vai pagar pelo crédito. Os descontos das parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da aposentadoria e outro salário vindo do INSS, diminuindo o que é recebido pelo cidadão.

Crescem os golpes do consignado para aposentados do INSS

De acordo com dados da reportagem, no ano de 2022 foram 57.874 queixas de golpes de empréstimo consignado registradas em Procons (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão desses números, são mais de 6 denuncias registradas por hora.

Os dados e documentos dos aposentados do INSS e pensionistas são encontrados em portais na internet. Além de contar com a venda ilegal dessas informações pelos próprios funcionários da Previdência Social, segundo a polícia. Os golpistas encontram nesses portais o que é chamado de “kit fraude”, com foto do documento de identidade junto a pessoa.

Tendo essas informações em mãos, e esses documentos que são usados como assinatura eletrônica, os golpistas conseguem fazer a contratação do empréstimo consignado. Foram descobertos grupos em redes sociais em que os criminosos criaram um ranking para descobrir quem lucrava mais com essas fraudes.

Ao perceber qualquer débito estranho no seu salário, os aposentados do INSS devem imediatamente consultar para onde foi esse dinheiro em “Extrato de pagamento” que está disponível no App Meu INSS. Essa informação também pode ser obtida no banco em que o salário é pago.

O passo seguinte é registrar um Boletim de Ocorrência, e entrar em contato com o banco em que o empréstimo foi feito para informar que sofreu um golpe. Devido a todo o estresse que essa situação pode causar, é aconselhável contar com a ajuda de uma pessoa da família para resolver a situação. E em casos mais complexos, procurar um advogado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile