Semana se inicia com REAJUSTE SALARIAL aprovado pelo Governo

Desde a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) os servidores públicos federais buscam por reajuste salarial. Recentemente, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que esses acréscimos acontecerão. As expectativas são boas e o acréscimo na remuneração desses funcionários deve acontecer no mês de abril, valendo a partir do salário de maio.

Semana se inicia com REAJUSTE SALARIAL aprovado pelo Governo
Semana se inicia com REAJUSTE SALARIAL aprovado pelo Governo (Imagem: FDR)

De acordo com as informações compartilhadas pelas ministra Esther Dweck, faz-se necessário que o Congresso Nacional aprove a adequação de rubricas na Lei Orçamentária de 2023 para conceder o reajuste salarial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao parlamento um projeto de lei com essa alteração no final de março.

Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou Esther em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

A luta dessa classe por reajuste salarial começou a partir de 2016, último ano em que seus salários sofreram algum tipo de reajuste. Entendendo que essa questão precisaria ser tratada nesse ano, em fevereiro o atual governo retomou a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos federais. A ideia é discutir a recuperação salarial e reestruturação de carreiras.

De quanto será o reajuste salarial dos servidores?

Ao que tudo indica, e conforme tem sido previsto, o reajuste salarial dos servidores públicos federais deve acompanhar o acréscimo previsto para quem trabalha no Poder Judiciário em 2023. Por isso, servidores do Executivo federal deverão receber um aumento salarial de 9%, mesma quantia que será repassada aos funcionários do Ministério Público e do Judiciário.

O auxílio alimentação desse público, por exemplo, deve aumentar em pelo menos R$ 200. E com esses aumentos seriam preciso pelo menos R$ 11 bilhões para bancar os novos salários. As mudanças, porém, ainda vão depender de uma aprovação no Congresso Nacional permitindo que hajam alterações no orçamento desse ano.

No Distrito Federal o reajuste salarial já foi aprovado. Por lá, o governo do DF vai aumentar os vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos em 6% a cada ano, alcançando os 18% em 2025.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile