Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Veja como limpar seu nome na RF

Este é um problema que preocupa a todos que precisam, anualmente, prestar a sua declaração do Imposto de Renda: o Leão. A malha fina só é conhecida por todos, mas não são a maioria que precisam, de fato, passar por ela. Veja agora como e o que fazer quando, e se, você cair na malha fina do Imposto de Renda.

Imposto de Renda 2023: veja como declarar dependentes AUMENTANDO sua restituição
Imposto de Renda 2023: veja como declarar dependentes AUMENTANDO sua restituição. (Imagem: FDR)

O Imposto de Renda (IR) precisa ser declarado de forma anual para que haja a fiscalização da Receita Federal sobre os seus gastos e pagamentos feitos durante o ano. Desta forma, a Receita tem um controle sobre os impostos pagos em serviços diversos e verifica se há ou não alguma irregularidade em seu CPF.

Para isso, é preciso que, na hora da sua declaração, tenha certeza e convicção sobre os valores informados, pois uma declaração anexada com erros inclusos é um dos principais fatores que levam o cidadão à malha fina, onde será necessário uma nova prestação de contas com a Receita Federal.

Ninguém gosta disso, porém mais de um 1 milhão de pessoas precisaram fazer uma nova declaração pois omitiram rendimentos, declararam de forma incorreta ou simplesmente cometeram erros em suas informações de cadastro. Por isso, recomendamos que um profissional contábil faça a sua declaração do IR.

O que fazer para não entrar na malha fina do Imposto de Renda?

Algumas medidas são essenciais para que o cidadão não corra o risco de entrar na malha fina. Entre elas, é dedicar o tempo necessário para que a declaração do Imposto de Renda seja feita com calma, precisão e sem erros. Qualquer tipo de informação que não seja correta terá a chance de ser barrada pela Receita.

Lembrar que existem remunerações como heranças e investimentos que precisam ser declarados como qualquer outro em seu Imposto de Renda. Fazendo isto, você correrá menos chances de ser colocado na malha fina da Receita Federal.

Estou na malha fina; o que fazer?

Caso você tenha enviado a sua declaração antes do prazo limite, que este ano está mantido para 23:59 do dia 31 de maio, você poderá refazer a sua declaração e evitar que sejam vinculadas multas e problemas para o seu nome e o seu CPF. Novamente, recomendamos que um profissional realize a sua declaração do IR.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile