Pelo menos 2,7 milhões de pessoas ficaram desamparadas depois da suspensão da consulta ao saldo do PIS/PASEP. Trata-se de um lote extraordinário que foi descoberto pela Dataprev após o início do calendário de pagamentos. São trabalhadores que têm direito ao abono salarial em 2023, mas que não haviam sido inclusas no cronograma regular de depósitos.
A previsão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Caixa Econômica era de que os trabalhadores pudessem consultar o saldo do PIS/PASEP em 5 de abril. Mas, de acordo com o banco não foi possível atualizar os sistemas porque é necessário aguardar o processamento da folha de pagamento feito pelo MTE. Por isso, esse processo de consulta foi adiado.
O grupo de 2,7 milhões de trabalhadores não foram inclusos inicialmente como contemplados pelo abono, porque seus dados estavam inconsistentes ou duplicados. De acordo com o MTE, os empregadores cadastraram esses funcionários tanto no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), como no eSocial. Por essa duplicidade de informações, eles foram cortados.
Diante disso, a Dataprev observou que essas pessoas foram excluídas do pagamento de forma irregular e o governo federal anunciou uma nova liberação. A consulta do saldo do PIS/PASEP nesse caso é referente a quem trabalhou em 2021, recebendo até dois salários mínimos por mês. Além de atuar há pelo menos 5 anos com carteira assinada.
Como consultar o saldo do PIS/PASEP
Com o adiamento da consulta ao saldo do PIS/PASEP que estava previsto para o dia 5 de abril, possivelmente acontecerá na sexta-feira, 7 de abril. A Caixa não garantiu que conseguirá seguir essa data, mas colocou-a como uma estimativa. A consulta acontece online, e pode ser feita usando o App Carteira de Trabalho Digital.
Quem for incluso nesse lote extra vai receber segundo o calendário original do programa, a data será disponibilizada na consulta. Aqueles que teriam acesso ao benefício em fevereiro ou março poderão fazer o saque no dia 17 de abril, os demais vão seguir as outras datas que vão até julho.
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça o login;
- Selecione “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”;
- Agora, no filtro sobre o ano-base escolha “2021”;
- Pronto, descubra se poderá receber o benefício.