Saque-aniversário do FGTS fica disponível para um novo grupo a partir deste sábado

O pagamento do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) acontece uma vez ao ano para todos os trabalhadores. Dando sentido ao seu nome, ele contempla os cidadãos sempre no mês do seu nascimento. O prazo para receber é de 60 dias a partir do primeiro dia de recebimento do benefício.

Saque-aniversário do FGTS fica disponível para um novo grupo a partir deste sábado
Saque-aniversário do FGTS fica disponível para um novo grupo a partir deste sábado (Imagem: FDR)

Em abril um novo grupo já pode fazer o resgate do saque-aniversário do FGTS, trata-se justamente dos nascidos desse mês. Existe a possibilidade de receber já a partir do dia 1, nesse sábado, ou a partir do dia 10 quando é incluso na parcela a correção referente ao depósito do fundo de garantia feito nesse mesmo mês. Para resgate da quantia basta acessar o App FGTS. 

O cidadão tem o prazo de 60 dias para resgatar o benefício, caso contrário somente poderá receber o benefício no próximo ano. O calendário é quase o mesmo que deve ser usado como referência para mudança do saque-rescisão para o aniversário. Isso significa que os trabalhadores nascidos em abril terão até o dia 30 desse mês para aderir ao saque-aniversário e receber nesse ano.

Existem expectativas de o Conselho Curador do Fundo de Garantia se reúna em breve a fim de discutir o fim do saque-aniversário do FGTS. A modalidade não agrada o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ele justificativa que essa opção tira o real sentido do fundo que é oferecer uma garantia ao trabalhador.

SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS É LIBERADO PARA OS TRABALHADORES. VEJA COMO SACAR O VALOR DA SUA CONTA!

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS

Para aderir ao saque-aniversário do FGTS é preciso abrir mão do saque-rescisão, em que é possível receber tudo o que foi acumulado na conta do fundo de garantia no final do contrato de trabalho. Caso se arrependa e queira voltar a modalidade original que é a rescisão, será preciso aguardar 2 anos.

Nessa opção é possível receber de 5% a 50% do valor acumulado no fundo de garantia uma vez ao ano. Ou ainda, contar com a antecipação das parcelas por meio de um empréstimo. Para optar por essa modalidade basta seguir o passo a passo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile