MEC surpreende com lista de 600 cursos de qualidade insatisfatória

Número de cursos de graduação com avaliação ruim impressiona, segundo o MEC (Ministério da Educação) o resultado equivale a quase 10% das formações avaliadas. A edição de 2021 do Enade avaliou 7.512 cursos, 4.750 de licenciatura2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos.

MEC surpreende com lista de 600 cursos de qualidade insatisfatória
MEC surpreende com lista de 600 cursos de qualidade insatisfatória (Imagem: FDR)

Na última terça-feira, 28, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2021.

Os dados foram apresentados em Brasília pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palacios.

O que impressiona no resultado foi o número de 605 cursos considerados com qualidade insatisfatória, o que representa 8% do número total de graduação avaliadas em 2021. Com esses dados o Ministério da Educação encerra a divulgação do Enade 2021.

MEC divulga lista com cursos com desempenho insatisfatório

Para entender melhor o resultado é necessário saber que: o ENADE é uma prova aplicada aos estudantes no último ano do curso, seu resultado é descrito da seguinte forma:

Sendo que os classificados como 1 e 2 podem sofrer medidas de regulação e supervisão por parte do MEC.

ENEM 2023: INSCRIÇÃO ONLINE, CALENDÁRIO, HORÁRIO DAS PROVAS, EDITAL, NOTAS E PROVA DIGITAL

Os cursos com piores desempenhos foram os de licenciatura, dos 17 avaliados, todos ficaram com um desempenho abaixo de 50, em uma escala de vai de 0 a 100. Confira abaixo a média nacional da nota geral:

É importante lembrar que durante a pandemia houve um crescimento no número de cursos na modalidade de educação à distância (EAD), principalmente do curso de pedagogia, no entanto, o desempenho/qualidade não acompanhou esse crescimento.

“Os números apontam que o resultado da nota de desempenho do Enade é baixo. E acendem um alerta importante, tanto nos cursos de instituições privadas [quanto de instituições] públicas, de ver o aumento de formações em cursos à distância, com cursos de Pedagogia com nota de apenas 36,3 de 100 pontos”, afirmou Camilo Santana, ministro da Educação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile