Saque-aniversário do FGTS ainda está disponível para solicitação; consulte o passo a passo

Muitos brasileiros estão trabalhando de forma informal, sem assinar a sua carteira de trabalho. Isto implica que estas pessoas não farão parte e nem estarão cobertas pelos muitos direitos trabalhistas que hoje existem. Um deles é o saque-aniversário do FGTS e vamos te contar como você pode aproveitá-lo.

FGTS ganha 4 modalidades principais de saque. Saiba quais são
Saque-aniversário do FGTS ainda está disponível para solicitação; consulte o passo a passo (Imagem: FDR)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serve como uma forma de poupança para os trabalhadores que possuem a sua carteira de trabalho assinada. No caso dessas pessoas, 8% do salário é descontado e vai direto para o Fundo. O intuito da contribuição visa a segurança financeira do trabalhador.

Ele serve, na teoria, para que os funcionários que foram demitidos ou acabem se aposentando possam ter uma reserva, aplicada por eles mesmos, preparada para ser retirada. Porém, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi criada uma nova modalidade de saque para o FGTS: o saque-aniversário.

O que fazer com o saque-aniversário do FGTS?

Bom, isto vai mudar para cada contribuinte. O intuito desta modalidade de saque é permitir que, uma vez ao ano, no mês do seu aniversário, o contribuinte consiga sacar parte do seu saldo. Assim que o saque for liberado, o trabalhador poderá fazer a transferência do valor para qualquer conta bancária de sua preferência.

Todos os que possuem saldo no FGTS estão aptos para realizar a migração para a modalidade de saque-aniversário. Para saber o valor que você pode sacar, depende de quanto saldo existe em sua conta. Para saber a tabela completa de saques, clique aqui para saber os valores exatos.

Agora, vamos te mostrar exatamente como você pode fazer a solicitação da troca de modalidade para saques do FGTS, pelo próprio aplicativo do programa. Vale ressaltar que, a partir do momento que você opta pela troca de modalidade, você terá que esperar dois anos para retornar à uma outra modalidade. Tenha cuidado.

Como fazer a portabilidade?

  • Procure o aplicativo FGTS em sua Play Store ou App Store;
  • Após o download do aplicativo, será necessário fazer o login com a sua conta da Caixa;
  • Logo em seguida, procure a opção “Saque Aniversário do FGTS“;
  • Escolha a modalidade Saque-Aniversário;
  • Registre a sua conta bancária de preferência;
  • Caso esteja no mês do seu aniversário, solicite o saque e siga as instruções da tela.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.