Lula aumenta os investimentos do seguro-desemprego alegrando a vida dos trabalhadores

Desde que voltou à presidência da república, Lula vem realizando novas medidas que são, de grande maioria, focadas para a enorme parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade econômica e social. Reajustes feitos, como no salário mínimo, também influenciam no seguro-desemprego. Acompanhe.

Lula anuncia novo programa para saciar a fome das famílias em vulnerabilidade
Lula aumenta os investimentos do seguro-desemprego alegrando a vida dos trabalhadores (Imagem: FDR)

O reajuste do salário mínimo, inicialmente, foi para R$1.302. A medida foi realizada como um dos primeiros atos do presidente Lula no cargo. O aumento já havia sido noticiado pelo próprio Lula, que cumpriu a sua promessa. Agora, existe uma Medida Provisória (MP) sendo analisada no Congresso Nacional sobre o tema.

O governo Lula tem o objetivo de aumentar, novamente, o salário mínimo; desta vez, de forma definitiva. A meta do executivo é alcançar o valor de R$1.320 no salário mínimo. Este aumento será realizado para evitar que os mais pobres sejam prejudicados pelo aumento da inflação nos itens básicos.

Além do aumento do salário mínimo, o governo Lula também já iniciou o pagamento do Bolsa Família, programa focado para as pessoas em situação de extrema pobreza e pobreza, visando que essas pessoas tenham algum tipo de renda para sustentar a família, feira e a casa.

Não só o Bolsa Família retornou. O Mais Médicos, lançado no mandato da atual presidente do banco dos BRICS, Dilma Rousseff, retornou à pasta para fortalecer o atendimento de dezenas de milhões de brasileiros que não possuem acesso pleno à saúde pública e necessitam deste suporte.

Até o seguro-desemprego vai aumentar?

Bom, o seguro-desemprego é um auxílio prestado aos trabalhadores que foram demitidos, sem justa causa, de seus empregos em regime CLT. O cálculo para saber o valor que será recebido pelo contribuinte é simples:

Prazo para a solicitação

Vale ressaltar que, a partir da data de encerramento do vínculo, o cidadão possui até 120 dias para solicitar o seguro-desemprego. Após este período, a solicitação não possui mais validade e torna-se inválida. O prazo diminui no caso de empregados domésticos, que possui até 90 dias para cumprir a solicitação.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile