Está com o nome sujo do Serasa há mais de 5 anos? Fique atento a este recado oficial

Nos últimos anos, especialmente após a pandemia da Covid-19, muitos brasileiros perderam sua fonte de renda e consequentemente ficaram endividados. Um grande número de pessoas endividadas acabam esquecendo a dívida pois sabem que após 5 anos o débito é retirado da Serasa. Mas será que isso resolve totalmente o problema do consumidor? 

Está com o nome sujo do Serasa há mais de 5 anos? Fique atento a este recado oficial (FDR)

As dívidas realmente caducam e são retiradas do sistema do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Serasa) após o período de 5 anos, fazendo com que o nome do consumidor deixa de constar como “sujo” em consultas feitas por instituições financeiras.

No entanto, é preciso saber que estas dívidas não desaparecem por completo. A dívida segue vigente e a única maneira de se ver totalmente livre dela é pagando.

Por mais que as instituições não encontrem nenhuma irregularidade no Serasa, ainda é possível que empresas tenham conhecimento de que o consumidor não pagou dívidas antigas.

Isto pode fazer com que a pessoa não consiga ou tenha mais dificuldade em obter crédito, iniciar um financiamento, adquirir um produto à prazo, entre outras coisas.

Como resolver o problema de uma vez?

Como dito acima, é preciso realmente pagar o valor total da dívida para ficar verdadeiramente livre dela. Caso o valor seja muito alto, vale a pena tentar uma renegociação do valor diretamente com a empresa ou através de ações especais, como o Serasa Limpa Nome.

Só aceite uma proposta caso realmente possa arcar com ela. Caso tenha dúvidas sobre o cálculo da dívida, não deixe de questionar e não decida nada no impulso. É importante saber se ela cabe no bolso.

Após fazer a renegociação e conseguir quitar a dívida, não esqueça de pedir a carta de quitação do débito e pergunte em quanto tempo sua situação ficará regularizada.

Feirão Serasa Limpa Nome 

O feirão da Serasa segue até o próximo dia 31 e cerca de 113 milhões de dívidas poderão ser pagas por até R$ 100 e outras 58 milhões por apenas R$ 50.

Os consumidores conseguem negociar dívidas com 425 empresas, entre bancos, securitizadoras (empresas que compram dívidas), financeiras, empresas de telefonia, concessionárias de energia e água, varejo, universidades.

Para negociar é preciso acessar o site da Serasa ou utilizar o app Serasa no Google Play e App Store. Também é possível ligar de forma gratuita para o número 0800 591 1222 ou usar o app WhatsApp no número 11 99575–2096.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile