Imposto de Renda: consulte a lista de rendimentos ISENTAS pela Receita Federal

Pontos-chave
  • Há rendimentos que não exigem a cobrança de Imposto de Renda;
  • A Receita Federal lista o que necessita da cobrança;
  • Alguns rendimentos isentos ainda exigem o preenchimento da declaração.

São pelo menos 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda que serão enviados e devem se recebidos pela Receita Federal nesse ano. Por meio desse documento o poder público fica por dentro do patrimônio de cada cidadão brasileiro, bem como dos seus gastos mais comuns. Existe, porém, uma série de rendimentos que não cobram imposto e ficam isentos.

Imposto de Renda: consulte a lista de rendimentos ISENTAS pela Receita Federal
Imposto de Renda: consulte a lista de rendimentos ISENTAS pela Receita Federal (Imagem: Montagem/FDR)

Prazo de envio do Imposto de Renda

Os contribuintes precisam recolher documentos de comprovação de renda e gastos para enviar a declaração do Imposto de Renda. Quem deixar de informar qualquer dado pode cair na malha fina por sonegação, informações erradas também acabam prejudicando o cidadão.

Por isso, a Receita deu um prazo maior de envio do documento a fim de que aqueles que enviarem o documento no início do prazo, caso encontrem erros, possam voltar a tempo para fazer a correção. A postagem do documento deve acontecer no seguinte período:

Quem enviar a declaração no início do prazo ganhará prioridade no recebimento da restituição, ou seja, será contemplado logo nos primeiros lotes.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Quem está habitualmente acostumado a enviar a declaração tem menos dúvidas do que os demais. Tudo porque, já está acostumado a preencher o documento. Nesse ano ainda foi autorizado que o contribuinte cadastre uma outra pessoa como seu procurador para enviar o documento.

Um procurador pode ser cadastrado por até cinco contribuintes. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para o brasileiro que em 2022:

Quem constar como dependente na declaração de outra pessoa, não precisa fazer uma declaração própria.

O QUE MUDOU NO IMPOSTO DE RENDA 2023 E AS NOVAS DESPESAS QUE SERÃO TAXADAS A PARTIR DE AGORA

O que são rendimentos tributáveis no Imposto de Renda?

Os rendimentos são a soma dos ganhos do contribuinte que deve ser considerada no momento de pagar o Imposto de Renda. Em outras palavras, é tudo o que está sujeito a cobrança de imposto. Ao preencher a declaração existe uma aba dedicada justamente a esses tipos de rendimentos, eles estão listados para facilitar o entendimento do contribuinte.

Ao final da declaração, o sistema da Receita Federal indica se o contribuinte tem imposto a pagar e restituição a receber. O cálculo é feito com base nas informações compartilhadas, e nas alíquotas aplicadas a cada faixa de renda. Esses rendimentos são divididos da seguinte forma:

O que está isento ou não é tributado do Imposto de Renda

Nesse caso, os rendimentos isentos ou não tributáveis para o Imposto de Renda são ganhos que não contam com a cobrança de imposto. Entram nessa lista rendimentos como:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile