Emissão do boleto MEI passa por alterações e você pode já consultar o passo a passo

Pontos-chave
  • A principal obrigação do MEI para manter o empreendimento legal é a emissão do DAS-MEI;
  • A emissão do boleto MEI é um processo 100% online e gratuito;
  • A partir de agora, o microempreendedor conta com um novo canal, o portal Sebrae. 

Existem cerca de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) registrados por todo o Brasil. Embora este regime empresarial já conte com facilidades que agregam à rotina do empreendedor, mais um recurso foi incluído para desburocratizar a gestão do negócio. 

Emissão do boleto MEI passa por alterações e você pode já consultar o passo a passo
Emissão do boleto MEI passa por alterações e você pode já consultar o passo a passo. (Imagem: FDR)

Basicamente, a principal obrigação do MEI para manter o empreendimento legal é a emissão de um boleto, chamado de Documento de Arrecadação Simplificado (DAS). Nele, é feita a cobrança cumulativa de todos os impostos devidos pelo microempreendedor, desde a contribuição previdenciária e tributos como o ISS e ICMS.

A emissão do boleto MEI é um processo 100% online e gratuito. Até então, o único canal por onde esse documento podia ser obtido era pelo site PGMEI, da Receita Federal. A partir de agora, o microempreendedor conta com um novo canal, o portal Sebrae. 

Com essa nova funcionalidade no portal do Sebrae, o processo de emissão do boleto MEI ficou mais rápido, intuitivo e simples. Em menos de 10 segundos os boletos para download ou códigos para pagamentos on-line são emitidos.

Como emitir o boleto MEI pelo Sebrae?

Para emitir, o boleto MEI pelo portal do Sebrae o usuário deve seguir esse passo a passo:

  1. Realizar o login no portal do Sebrae;
  2. Acessar o ambiente personalizado “Meu Mural”, onde estará disponível a emissão do boleto ou código para pagamento on-line, bem como a consulta ao histórico de pagamentos da contribuição;
  3. Caso o usuário não possua o CNPJ MEI vinculado, basta que ele insira o dado no campo “CNPJ” para fazer a emissão;
  4. Para o usuário que já possui um CNPJ MEI vinculado ao seu cadastro, basta um clique para acessar as guias da contribuição, pois o campo “CNPJ” já aparece automaticamente preenchido;
  5. Clicando em “Ver boletos pagos”, é possível conferir o histórico de pagamentos.

O que é o boleto do MEI?

O DAS é o documento responsável por manter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do MEI regular. Para isso, é preciso efetuar o pagamento de uma determinada alíquota até o dia 20 de cada mês, esta é a contribuição mensal do microempreendedor. 

Com o reajuste do salário mínimo em 7,43%, o novo piso nacional é de R$ 1.302, modificando automaticamente a contribuição mensal do MEI. Desta forma, em 2023 o valor da DAS pode variar entre R$ 66,10 a R$ 156,24. A quantia exata sofre variações de acordo com o tipo de atividade, seja ela comercial, industrial ou de prestação de serviços. Observe:

O cálculo que determina o valor da DAS-MEI equivale a 5% do limite mensal do salário mínimo mais R$ 1 para o ICMS e R$ 5 para o ISS. O pagamento pode ser feito por meio de débito automático, online ou emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

MUDANÇAS NO MEI 2023: NOVO VALOR DE FATURAMENTO, DECLARAÇÃO ANUAL, NOTA FISCAL E MEI CAMINHONEIRO

Quem pode ser MEI?

Lembrando que o MEI nada mais é do que a modalidade empresarial com o propósito de regulamentar a atuação dos profissionais autônomos, garantido-os direitos previdenciários e melhores condições de empreendedorismo.

O profissional consolidado nesta categoria adquire um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), sendo autorizado a emitir notas e contratar um funcionário.

Os principais requisitos para se enquadrar como MEI estão relacionados ao faturamento anual, quantidade de funcionários e a atividade econômica a ser exercida.

O trabalhador que deseja se consolidar como MEI também precisa se atentar à atividade exercida. Isso porque, atividades intelectuais como médicos, engenheiros, dentistas, advogados, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e semelhantes ficam restritos a este regime. 

Por fim, para se registrar como MEI é preciso:

Passo a passo para abrir um MEI 

  1. Para iniciar a formalização, é preciso ter uma senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal, a Plataforma gov.br;
  2. Quem ainda não possui a senha, deve clicar na opção Fazer Cadastro;
  3. Depois que finalizar, com a senha em mãos, acessar o Portal do Empreendedor;
  4. Consultar se a atividade exercida é permitida ao MEI, clicando em “Quem pode ser MEI?”;
  5. Se a atividade for permitida, clicar em “Quero ser MEI”;
  6. Em seguida, clicar em “Formaliza-se”;
  7. Preencher o cadastro on-line.
YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile