O cuidado na área da saúde é fundamental para o Brasil, principalmente quando é sabido que aproximadamente 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensando nisso, o governo Lula planeja anunciar o retorno de um dos principais programas de saúde pública.
A Brasil acaba de sair de um dos seus períodos mais sombrios envolvendo a saúde em sua história. Apesar de não sair por completo, ainda hoje são registradas mortes pela Covid-19, o número baixou bastante e a vacinação conseguiu atingir grande parte da população.
Nós vimos a produção da vacina ser estudada ao redor do mundo, com cientistas em todo o planeta conseguindo decifrar o vírus da Covid e fornecer a solução viral para a pandemia. Graças ao SUS, o país teve um número maior de beneficiados pela vacinação, que salvou vidas.
Ainda hoje, o SUS fornece mais de 45 vacinas, de forma gratuita, à população que vive em situação de vulnerabilidade social ou econômica. A saúde pública brasileira salva vidas e fornece proteção à todo o território nacional, onde a vacina chegou até nos locais mais distantes e remotos.
Fortalecendo a saúde pública, o governo Lula está em fase final de planejamento para o lançamento oficial de um plano bastante recordado pela população brasileira. Lançado em 2013 no governo Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos serviu para abranger a área da saúde pública em território nacional.
Mais Médicos na saúde pública
O anúncio está sendo estudado para ser feito nesta segunda-feira, 20/03. O governo Lula procura evitar desgastes como os sofridos pela ex-presidente Dilma Rousseff, que foi bastante criticada por ir em busca de médicos no exterior para o preenchimento das vagas, especialmente médicos cubanos.
Nesta versão do programa, o governo Lula busca fortalecer a base de médicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), conseguindo atingir as cidades mais distantes. Ainda não se sabe se o novo programa virá, de fato, com o nome “Mais Médicos”, mas será algo nos moldes do antigo programa social.
O que podemos tratar como certo é que o governo Lula planeja trabalhar fortemente com a demanda de médicos brasileiros para o projeto. Com isso, visa evitar o desgaste sofrido pela ex-chefe do executivo. Medida faz parte de pacotes anunciados em prol da população pelo governo Lula no começo de 2023.