Lula bate o martelo em importante decisão que beneficiará os brasileiros com dívidas

Desde o início do seu mandato, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem discursado sobre o interesse de lançar uma série de novidades para o seu governo. Entre elas, um projeto que prevê a renegociação de dívidas dos brasileiros que estão inadimplentes. O programa ainda não foi oficialmente relançado, mas já ganhou nome e projeções, chamará Desenrola Brasil.

Lula bate o martelo em importante decisão que beneficiará os brasileiros com dívidas
Lula bate o martelo em importante decisão que beneficiará os brasileiros com dívidas (Imagem: FDR)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o responsável por cuidar dos detalhes finais do programa Desenrola. Embora o presidente Lula tenha dito recentemente que “não existe proposta de ministro“, mas sim uma concordância entre toda a equipe do atual governo, tem sido o Haddad o responsável por dar os detalhes sobre o programa de renegociação de dívidas dos brasileiros.

O interesse de oferecer esse programa surgiu com os recentes dados que indicam um número surpreendente de endividados. Em 2022, a cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas. O patamar é o mais elevado da série histórica da Peic ( Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), com início em 2010.

Ao G1, a economista da CNC, Izis Ferreira, acredita em três fatores que explicam esse recorde. Como: a alta da inflação que corroeu o poder de compra das famílias; o incentivo crescente ao uso do cartão de crédito; e, para os mais ricos, a demanda represada por serviços. Por isso, o desejo pelo oferecimento do Desenrola Brasil.

Como vai funcionar o programa de Lula para negociar dívidas

Ao que tudo indica, o Desenrola ainda não está pronto para ser lançado. A previsão inicial era fevereiro desse ano, mas isso não aconteceu. De acordo com a Folha de S. Paulo, o governo Lula espera a estruturação de uma plataforma digital confiável que ainda será construída. A ideia é que a negociação seja feita online.

Com as informações que já foram repassadas é possível entender que o programa funcionará da seguinte forma:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile