Não tenho o cartão do Bolsa Família, como recebo o benefício?

Na terceira semana desse mês de março começa mais um calendário de pagamentos do Bolsa Família. Esse é o primeiro mês do ano em que oficialmente o programa de transferência de renda do país carrega o nome de Bolsa Família. Quem foi incluso recentemente no programa, um total de 694 mil famílias, podem ainda não ter recebido o cartão de saque. Nesse caso terão que usar outros canais de recebimento.

Não tenho cartão do Bolsa Família, como recebo o benefício?
Não tenho cartão do Bolsa Família, como recebo o benefício? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Nesse mês de março o Ministério do Desenvolvimento Social já anunciou que mais de 694 mil famílias serão inclusas no pagamento do programa. Elas estavam inscritas no Cadastro Único, cumprindo com os requisitos de acesso ao Bolsa Família, mas aguardavam na fila de espera. Esse público precisou aguardar a liberação de orçamento para que fossem inclusas.

Agora, poderão receber a ajuda financeira mensal de no mínimo R$ 600 por grupo contemplado. Outra novidade desse mês é que passa a ser depositado também o adicional de R$ 150 por criança de zero até seis anos. A ideia do governo federal é que sejam beneficiadas com uma ajuda financeira maior as famílias que possuem mais membros.

A ideia é que até o fim desse ano todas as famílias contempladas recebam um novo cartão de saque do Bolsa Família. Ele deve contar com um chip que permita a função débito, em que as compras físicas poderão ser pagas pela maquininha. Até que isso aconteça existem outras opções de recebimento do programa, inclusive com saque do valor.

Como consultar se está no Bolsa Família

Para saber se foi incluso no lote de aprovados no Bolsa Família, o representante do grupo pode fazer a consulta online. O governo federal enviará até o endereço dessas famílias o cartão para saque junto com um folheto informativo. Quem ainda não recebeu essa correspondência, pode consultar se terá acesso ao benefício em:

Como receber o Bolsa Família sem cartão

Para quem não tem o cartão do Bolsa Família, uma forma simples de movimentar o benefício sem precisar sair de casa é a poupança social do Caixa Tem. Quem se interessar ainda pode ter a quantia total em mãos fazendo o saque presencial. Funciona assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile