IPVA 2023: Diversos motoristas deste estado acham que estão pagando o imposto, mas na verdade estão caindo em golpe

Anualmente, os motoristas precisam pagar a taxa do IPVA. É uma taxa obrigatória para todos aqueles que possuem veículos próprios, sejam carros, motos, etc; mas o que tem sido relatado são casos golpistas envolvendo a taxa. Motoristas estão sendo lesados e você precisa tomar cuidado. Acompanhe o caso.

Quando você efetua o pagamento de um boleto, ele possui em seus dados o endereço do recipiente. Não é diferente no caso do IPVA. O que aconteceu foi que a Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), no Mato Grosso do Sul, descobriu um site que aplicava golpes em motoristas.

O caso foi divulgado nesta terça-feira, 7, pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul, relatando que os motoristas que iriam iniciar o pagamento da taxa obrigatória deste ano estavam pagando os boletos criados de má-fé por criminosos digitais.

A medida inicial para proteger os cidadãos que estavam fazendo a sua obrigação foi suspender o pagamento do IPVA de forma momentânea. Vamos lembrar que, após o pagamento, o dinheiro destinado à tributação era retido pelos bandidos.

Em site oficial, o governo do estado divulgou o anúncio para que pagantes não voltem a cair no golpe. Segue anúncio falso que circulava na internet e redes sociais:       “I P V A 2023 – I P V A – pagedemo.co”

O governo do estado também acionou a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para que as ações dos golpistas sejam penalizadas de forma criminal e respondam na justiça.

Em nota divulgada, a Sefaz-MS comentou:

 “A Sefaz-MS reafirma seu compromisso com a transparência pública, bem como com os contribuintes sul-mato-grossenses”

Como se proteger do Golpe do IPVA?

  • O IPVA é responsabilidade de cada estado. As secretarias estaduais enviam o boleto, em 11 estados do Brasil e no Distrito Federal, para serem entregues fisicamente via Correios. Nos demais estados, os boletos podem ser visualizados de forma digital nos órgãos oficiais;
  • Procure sempre pagar em vias que são oficiais. Sempre dê preferência para sites do governo do estado ou que pertencem ao poder público;
  • Evite fazer pagamento de boletos que foram enviados via WhatsApp, E-mail e SMS. O boleto pode ser emitido fisicamente e pago em lotérica.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].