Quais despesas devo registrar no Imposto de Renda 2023? Veja a lista obrigatória

A partir de março, mais de 36 milhões de brasileiros devem preparar e entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) 2023. O documento deve listar despesas do último ano, e algumas delas podem, inclusive, gerar descontos no tributo. Entenda o que não pode faltar na sua declaração.

Quais despesas devo registrar no Imposto de Renda 2023? Veja a lista obrigatória. (Imagem: FDR)

Os gastos descritos que podem beneficiar os contribuintes com descontos são chamados de deduções. São consideradas como deduções as despesas com saúde (consulta médica, exame, cirurgia), gastos com educação (mensalidade de creche, escola, universidade, curso técnico), doações para organizações sem fins lucrativos e contribuições à previdência privada.

A tabela do Imposto de Renda determina uma faixa limite de isenção do tributo. Este ano, fica isento de pagar o Imposto de Renda quem recebeu até R$ 1.903,98 por mês em 2022. Confira a seguir a lista completa dos cidadãos que serão obrigados a entregar a declaração este ano.

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2023

Outra documentação que não pode faltar na declaração do IR são os comprovantes de renda. É de extrema importância anexar todos os documentos que comprovam tanto a renda quanto as despesas descritas na declaração.

ESSAS PESSOAS TERÃO ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA APÓS MUDANÇAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO

Lista completa de comprovantes de renda para o IR 2023

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile