Durante a campanha eleitoral o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de promessas. Entre elas, de que criaria uma lei para promover igualdade salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função. A promessa parece que vai sair do papel, e no dia 8 de março quando é comemorado o Dia da Mulher, o presidente deve anunciar essa nova legislação do país.
A promessa de Lula de que criaria uma forma de garantir igualdade salarial para as mulheres foi um dos motivos que fortaleceu o apoio de Simone Tebet à sua candidatura. Tebet também disputava as eleições presidenciais, mas não conseguiu avançar para o segundo turno. Foi quando decidiu apoiar o atual presidente, sendo vista como peça importante para que ele vencesse.
Na última terça-feira (28), em um evento para apresentar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), durante seu discurso Lula se dirigiu a Simone para falar sobre a recente novidade sobre igualdade salarial de homens e mulheres. Atualmente ela é ministra do Planejamento.
“Finalmente, Simone Tebet, agora, no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar, definitivamente, a tal da lei que vai garantir que a mulher, definitivamente, receba o salário igual ao homem se ela exercer a mesma função“, declarou Lula, direcionando a fala à ministra que reagiu aplaudindo de pé.
Como vai funcionar a lei de igualdade salarial
O presidente Lula ainda não informou como vai funcionar a lei de igualdade salarial para homens e mulheres que exercerem a mesma função. No seu discurso da última terça-feira (28), ele afirmou que quando se procura por uma lei como essa até encontra-se algo relativo a esse assunto.
Mas, segundo o presidente, “tem tantas nuances” que impedem de fazer o direito das mulheres valerem. Por isso, sem dar muitos detalhes sobre o que essa legislação vai indicar, o presidente deu a entender que a lei será muito objetiva e clara para que as empresas possam garantir igualdade salarial dos funcionários.
“Então é preciso fazer uma lei que diga que a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função. E pronto, não tem vírgula“, informou o presidente.