Lula anuncia lei de igualdade salarial beneficiando milhares de brasileiras

Durante a campanha eleitoral o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de promessas. Entre elas, de que criaria uma lei para promover igualdade salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função. A promessa parece que vai sair do papel, e no dia 8 de março quando é comemorado o Dia da Mulher, o presidente deve anunciar essa nova legislação do país.

Lula anuncia lei de igualdade salarial beneficiando milhares de brasileiras
Lula anuncia lei de igualdade salarial beneficiando milhares de brasileiras (Imagem: FDR)

A promessa de Lula de que criaria uma forma de garantir igualdade salarial para as mulheres foi um dos motivos que fortaleceu o apoio de Simone Tebet à sua candidatura. Tebet também disputava as eleições presidenciais, mas não conseguiu avançar para o segundo turno. Foi quando decidiu apoiar o atual presidente, sendo vista como peça importante para que ele vencesse.

Na última terça-feira (28), em um evento para apresentar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), durante seu discurso Lula se dirigiu a Simone para falar sobre a recente novidade sobre igualdade salarial de homens e mulheres. Atualmente ela é ministra do Planejamento.

Finalmente, Simone Tebet, agora, no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar, definitivamente, a tal da lei que vai garantir que a mulher, definitivamente, receba o salário igual ao homem se ela exercer a mesma função“, declarou Lula, direcionando a fala à ministra que reagiu aplaudindo de pé.

Como vai funcionar a lei de igualdade salarial

O presidente Lula ainda não informou como vai funcionar a lei de igualdade salarial para homens e mulheres que exercerem a mesma função. No seu discurso da última terça-feira (28), ele afirmou que quando se procura por uma lei como essa até encontra-se algo relativo a esse assunto.

Mas, segundo o presidente, “tem tantas nuances” que impedem de fazer o direito das mulheres valerem. Por isso, sem dar muitos detalhes sobre o que essa legislação vai indicar, o presidente deu a entender que a lei será muito objetiva e clara para que as empresas possam garantir igualdade salarial dos funcionários.

Então é preciso fazer uma lei que diga que a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função. E pronto, não tem vírgula“, informou o presidente.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile