FGTS aniversário tem inclusão aprovada para novo grupo de trabalhadores

A partir dessa quarta-feira (1) um novo grupo passa a ter acesso ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Conforme aprovado e previsto no calendário oficial da modalidade, desde o primeiro dia os aniversariante do mês já podem solicitar o resgate de parte do seu fundo de garantia. Por isso, dessa vez recebem os nascidos em março.

FGTS aniversário tem inclusão aprovada para novo grupo de trabalhadores
FGTS aniversário tem inclusão aprovada para novo grupo de trabalhadores (Imagem: FDR)

Na modalidade de saque-aniversário do FGTS o trabalhador pode receber de 5% a 50% do valor disponível na sua conta do fundo de garantia. Todos os anos, sempre no mês do seu nascimento, o trabalhador que optou por essa modalidade pode acessar parte do saldo do fundo. A ideia desse saque, criado em 2019, é dar ao cidadão a oportunidade de receber a quantia que é sua por direito.

O saque-aniversário, no entanto, tira do cidadão o direito de receber tudo o que foi acumulado no fundo de garantia em uma possível demissão sem justa causa. Isso porque, o cidadão faz a opção por receber essa quantia uma vez ao ano. Caso se arrependa e queira voltar ao saque rescisão, que é a modalidade original, será preciso aguardar no mínimo 24 meses. 

Diante desse funcionamento, o atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, falou inúmera vezes sobre como o saque-aniversário do FGTS o desagrada. Nesse mês será colocado em pauta no Conselho Curador do Fundo de Garantia a possibilidade de colocar fim a essa opção. Segundo o ministro, receber a quantia anualmente tira o seu poder e segurança em uma demissão sem justa causa.

Como receber o saque-aniversário do FGTS

Para quem ainda não fez a troca de modalidade de saque do FGTS, e nasceram a partir de março, também têm essa oportunidade. A opção pelo saque-aniversário deve ser feita até o último dia útil do mês de nascimento do cidadão. Isso significa que para quem nasceu nesse mês, a troca deve ser feita até o dia 31.

Os que já aderiram a esse tipo de recebimento, basta aguardar até que o valor seja transferido para a conta corrente que foi informada. Ou ainda, consultar a quantia na poupança social do Caixa Tem para quem não cadastrou nenhuma conta. Os dados bancários cadastrados podem ser consultados no App FGTS.

O pedido pelo saque-aniversário também acontece online, da seguinte forma:

O prazo para saque da quantia é de 60 dias.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile