Suspensão do consignado do Auxílio Brasil prejudica beneficiários do antigo projeto

Acabou! O consignado do Auxílio Brasil não está mais disponível para contratação nos bancos. A suspensão da linha de crédito foi decretada pela Caixa Econômica Federal (CEF) na última semana, embora a modalidade já estivesse inativa desde o dia 12 de janeiro

Suspensão do consignado do Auxílio Brasil prejudica beneficiários do antigo projeto
Suspensão do consignado do Auxílio Brasil prejudica beneficiários do antigo projeto. (Imagem: FDR)

A decisão sobre a suspensão do consignado do Auxílio Brasil partiu da Caixa Econômica uma vez que, o banco estatal é o maior responsável pelo gerenciamento do benefício social e, por consequência, das respectivas linhas de frente como o empréstimo. 

A cada contratação do consignado do Auxílio Brasil, a Caixa cobrava uma taxa de juros mensal de 3,5%. Lembrando que, no início deste mês de fevereiro algumas mudanças foram implementadas pelo Governo Federal, como a redução do limite de desconto mensal para beneficiários de 40% para 5%

As parcelas do consignado do Auxílio Brasil também foram reduzidas de 24 para seis, com o limite máximo de juros de 3,5% para 2,5% ao mês. Mesmo após tamanhos reajustes, a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, disse que a reformulação das regras não é o bastante, pois a operação “não se paga”

“Para os contratos já realizados, nada muda. O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”, disse o banco estatal em nota.

A presidente da Caixa ainda destaca que a viabilização do consignado do Auxílio Brasil teve cunho eleitoral. Mesmo assim, a instituição foi a que se sobressaiu na oferta de crédito na margem de R$ 7,6 bilhões. Em contrapartida, Rita Serrano alega que o banco não pode oferecer um crédito em um auxílio “para uma pessoa se alimentar”

O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL VAI ACABAR? O QUE VAI ACONTECER COM OS VALORES?

Quem tinha direito ao consignado do Auxílio Brasil?

Como o próprio nome indica, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil era concedido exclusivamente aos beneficiários do programa social. Atualmente, a transferência de renda atende 20,65 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dados do Ministério da Cidadania indicam que 70% dos brasileiros vivem nestas condições. 

Para fazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil era preciso:

Dívidas do consignado do Auxílio Brasil serão perdoadas?

Ela negou que tenha possibilidade de perdoar as dívidas das pessoas que já contrataram a modalidade de crédito. Se houver perdão da dívida, precisará ser com recursos da União, e não do banco, argumentou. 

Serrano disse também que não teme alta da inadimplência com a revisão que o governo promete fazer nos beneficiários dos programas sociais. Segundo ela, “haverá alguma inadimplência, mas no cálculo dos juros, isso já foi avaliado”.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile