Moradores de SP podem ANTECIPAR o saque do BPC; veja como solicitar

A partir do dia 27 de março o pagamento de pensões, aposentadorias e benefícios assistenciais pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá ser resgatado. A Previdência Social deve liberar até um mês de benefício de forma antecipada. E vale para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas é preciso demonstrar interesse pelo adiantamento.

Moradores de SP podem ANTECIPAR o saque do BPC; veja como solicitar
Moradores de SP podem ANTECIPAR o saque do BPC; veja como solicitar (Imagem: FDR)

Na manha dessa quinta-feira (23), o Ministério da Previdência Social autorizou a antecipação do saque do BPC, pensões e aposentadorias do INSS para moradores do litoral norte de São Paulo. Trata-se de pessoas que estão vivendo em municípios que decretaram calamidade pública, e que agora poderão receber o seu salário de forma adiantada. 

Os pagamentos previdenciários não foram os únicos a serem antecipados. O calendário do Bolsa Família do mês de março também foi unificado para esse grupo. Além da liberação do saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que dá direito ao recebimento de até R$ 6.220 por trabalhador.

O recebimento antecipado do salário do BPC é válido a partir de março, isso significa que nada muda para o calendário de fevereiro que já está vigente. É importante dizer ainda que benefícios temporários, como auxílio doença, não serão antecipados. A mudança é autorizada apenas para quem recebe benefícios permanentes. 

Como fazer o saque antecipado do BPC?

De acordo com a portaria do Ministério da Previdência Social, o saque antecipado do BPC deve ser solicitado pelo segurado. Isso significa que aqueles que não demonstrarem interesse não receberão o seu salário antes do prazo. O período para fazer o pedido de adiantamento vai de 17 a 20 de março. 

A solicitação deve ser feita na agência em que o cidadão recebe o salário previdenciário. Válido apenas para municípios que decretaram estado de calamidade, como:

  • Guarujá;
  • Bertioga;
  • São Sebastião;
  • Caraguatatuba;
  • Ubatuba;
  • Ilhabela.

A partir do dia 27 de março o salário já poderá ser adiantado, mas apenas para quem entre 17 a 20 do mesmo mês tiver solicitado a quantia. Devido ao adiantamento do BPC, o INSS fará a compensação desse salário em 36 parcelas, sem juros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com