Mudanças no 13º salário do INSS chocam os aposentados e pensionistas

Como já é de conhecimento dos aposentados e pensionistas do INSS, o órgão paga 13º salário à maioria dos seus segurados. Apenas os beneficiários da Renda Mensal Vitalícia (RMV) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao abono. Entenda a seguir qual é a mudança que vai impactar a renda daqueles que recebem o décimo terceiro.

Quer guardar o 13º salário? Conheça os melhores bancos para fazer seu dinheiro render
Mudanças no 13º salário do INSS chocam os aposentados e pensionistas. (Imagem: FDR)

Desde 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o INSS decidiu modificar o calendário do abono previdenciário a fim de beneficiar financeiramente os segurados no início do ano. A mudança consistiu em antecipar o 13º salário para o primeiro semestre. Nos anos de 2021 e 2022 a medida se manteve, mas em 2023 será diferente.

Neste ano, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas será pago em duas parcelas e volta a ser depositado no segundo semestre. A previsão é de que os pagamentos do abono sejam feitos entre agosto e dezembro de 2023.

A primeira parcela do 13º paga pelo INSS será equivalente a 50% do salário previdenciário do segurado. A segunda corresponde ao restante, considerando as deduções do Imposto de Renda, caso o beneficiário seja contribuinte.

Calendário da 1ª parcela do 13º salário do INSS para quem recebe um salário mínimo

Calendário da 1ª parcela do 13º salário do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

RESULTADO DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS: VEJA COMO CONSULTAR O RESULTADO ONLINE DE FORMA SEGURA

Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS para quem recebe um salário mínimo

Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile