Fato ou Fake: Sérgio Moro propôs alteração na cobrança do IPVA?

Está circulando na internet, uma publicação que insinua que o senador Sergio Moro teria proposto o fim dos pagamentos anuais do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), propondo que o imposto fosse pago apenas uma vez. Mas será que isso é verdade?

“Vamos fazer viralizar essa ótima notícia, fim do IPVA. Parabéns Sérgio Moro. FORA IPVA. Veículo é considerado bem de consumo e o IPVA deveria ser cobrado uma só vez,,, E não todo ano. Outra,,, se o governo privatizou as rodovias e já pagamos pedágio, o IPVA tornou-se uma bi-tributação e isso é ilegal [sic]”, falava um trecho do texto sobre o assunto que se espalhou nas redes sociais.

No entanto, isto se trata de uma notícia falsa. Não existe nenhuma proposta do senador para acabar com os pagamentos anuais do IPVA tramitando no Congresso. Fora isso, não há nenhum conteúdo sobre o suposto projeto na imprensa e nas redes de Moro.

Através de uma pesquisa no site do Senado, é possível detectar que nenhuma matéria apresentada por Moro desde a sua posse tiveram relação com a alteração no pagamento do IPVA.

Através de uma pesquisa avançada no Twitter por publicações no perfil do senador feita pelo Yahoo, não foram encontradas nenhuma postagem a respeito do suposto projeto de lei. Por fim, pesquisas na plataforma Google por notícias sobre a suposta matéria apresentada por Moro também não encontrou resultados.

IPVA 2023: VALOR, CALENDÁRIO, PAGAMENTO, INSENÇÃO E COMO CONSULTAR ONLINE

Sergio Moro ganhou notoriedade nacional e internacional por comandar, entre março de 2014 e novembro de 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, envolvendo grande número de políticos, empreiteiros e empresas, como a Petrobras e a Odebrecht.

Em 2017, no âmbito dessa operação, condenou o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, decisão que foi posteriormente anulada pelo colegiado do STF em 23 de junho de 2021, ratificando a Segunda Turma do tribunal que julgou Moro ter agido com parcialidade em relação ao ex-presidente Lula, e declarando, definitivamente, a suspeição do ex-magistrado no caso.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile