Contribuição do MEI vence na próxima semana com valor reajustado

Dentre as obrigações dos mais de 14 milhões de micro empreendedores ativos, está a contribuição do MEI (Micro Empreendedor Individual). É preciso pagar a mensalidade que vence todo dia 20 para garantir benefícios previdenciários, além de vantagens para a sua empresa. Quando abre a empresa o cidadão já fica ciente sobre a necessidade de fazer esse pagamento, sendo o valor atualizado todos os anos. 

Contribuição do MEI vence na próxima semana com valor reajustado
Contribuição do MEI vence na próxima semana com valor reajustado (Imagem: FDR)

Marcada para vencer no próximo dia 20 de fevereiro, a contribuição do MEI contará pela primeira vez nesse ano com o valor reajustado. Isso porque, como dentro da quantia a ser paga está a contribuição para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), equivalente a 5% do salário mínimo, há mudança todos os anos. Já que o salário mínimo é reajustado anualmente.

Nesse primeiro vencimento, porém, o prazo de pagamento foi estendido até o dia 22. Tudo porque, no dia 20 os bancos não funcionam devido o recesso de carnaval. Sem atendimento bancário, os boletos que vencem na segunda-feira (20) e terça-feira (21) podem ser pagos no próximo dia útil que será a quarta-feira (22).

Cabe ao próprio empreendedor acessar o Portal do Empreendedor e emitir a guia de contribuição do MEI. Esse boleto já está disponível e a recomendação do Sebrae do Rio de Janeiro é de que aqueles que puderem antecipem o pagamento da guia. Dessa forma, evitam esquecer de contribuir e possíveis consequências que são aplicadas devido a falta de liquidação.

Valor de contribuição do MEI

Com o salário mínimo estando em R$ 1.302, a cobrança do INSS é de 5% desse valor e será inclusa na contribuição do MEI. Por conta disso, todos os meses são pagos R$ 65,10 com a finalidade de conseguir benefícios previdenciários. O valor total depende do tipo de categoria na qual a empresa foi aberta.

Isso porque, além do INSS na mesma guia de pagamento são cobrados os impostos do ICMS e ISS. Funciona da seguinte maneira:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile