PERÍCIA MÉDICA DO INSS ONLINE: Como ver o RESULTADO pela internet de forma fácil e segura

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tornou possível a consulta ao resultado da perícia médica para o pagamento de auxílios ou aposentadorias por meio de seu site ou aplicativo. Isso significa que trabalhadores, sejam da ativa ou aposentados, não precisam se deslocar até uma agência do instituto.

Quem pode solicitar auxílio-doença em 2023? Confira os critérios
PERÍCIA DO INSS ONLINE: Como ver o RESULTADO pela internet de forma fácil e segura. (Imagem: FDR)

A perícia médica é necessária para comprovar a existência de uma condição que impeça, de maneira total ou parcial, o desempenho das atividades profissionais. Quem recebe auxílio-doença ou está solicitando aposentadoria por invalidez em 2023 deve passar por essa avaliação.

O resultado da perícia é decisivo para a continuidade, prorrogação ou interrupção do pagamento de auxílios, como auxílio-doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez, entre outros. Portanto, é importante acessar o site ou aplicativo do INSS para ficar por dentro do resultado da perícia.

Como visualizar o resultado da perícia do INSS online

Você pode verificar o resultado da perícia através do “Meu INSS“, que está disponível em forma de site ou aplicativo. Para isso, basta efetuar o login e procurar pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade“.

Acesse os serviços oferecidos pelo INSS com um login único do Gov.br. Embora seja possível solicitar sem criar esse cadastro, é recomendável fazer uma conta no Gov.br, pois ela serve para acessar outros serviços tanto do INSS quanto do Governo Federal.

Aqui está o passo a passo para verificar o resultado da perícia do INSS:

  1. Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
  2. Insira seu CPF e siga as orientações para o login;
  3. Clique na opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”;
  4. Informe o número do requerimento, o tipo de benefício e confirme a situação do mesmo;
  5. Baixe o arquivo em PDF com o resultado da perícia e verifique se o benefício foi concedido.”

O resultado da perícia do INSS não é imediato, mas geralmente está disponível a partir das 21h do dia em que o trabalhador passou pela avaliação, na plataforma “Meu INSS”, tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

Em caso de dificuldades para visualizar o resultado, o cidadão pode entrar em contato com o telefone 135 do INSS e escolher a opção “acerto pós-perícia“. O atendente verificará as pendências e informará como solucioná-las.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.