MEI deve declarar imposto de renda em 2023? Esses são os critérios de isenção

Embora a Receita Federal ainda não tenha trazido informações oficiais sobre o Imposto de Renda desse ano, a ansiedade sobre o assunto já começou. A indicação é de que os contribuintes já comecem a se programar para envio da declaração de pagamento dos tributos. Para o MEI (Micro Empreendedor Individual) surge a dúvida se é preciso fazer essa tributação.

MEI deve declarar imposto de renda em 2023? Esses são os critérios de isenção
MEI deve declarar imposto de renda em 2023? Esses são os critérios de isenção (Imagem: FDR)

Ao formalizar seu serviço ou a venda dos seus produtos como MEI, o empreendedor tem uma série de obrigações que precisam ser cumpridas. Entre elas, o envio da declaração de faturamento do último ano. Esse documento, porém, não é equivalente ao Imposto de Renda e tem outras regras e funções.

Enquanto a declaração do micro empreendedor, chamada de Declaração Anual do Simples Nacional do MEI vale para entender qual foi o faturamento da empresa, o Imposto de Renda é feito para descobrir os ganhos e gastos da pessoa física. Como empresa não é necessário enviar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IPRJ), porque essa cobrança não cabe no regime MEI.

Ou seja, cada um desses documentos tem um tipo de função. Por isso, em muitos casos será preciso enviar os dois. Isso é, caso o empreendedor cumpra com os requisitos de faturamento para o IR será necessário enviar a declaração e fazer o pagamento. Enquanto para a empresa o documento é obrigatório independente do caso.

Quem precisa enviar a declaração do MEI?

Por determinação da Receita Federal, precisam enviar a declaração do MEI os seguintes empreendedores:

Esse é um processo obrigatório, e deve ser feito até 31 de maio por meio do site do Simples Nacional.

Quem precisa enviar a declaração do Imposto de Renda?

Por outro lado, a declaração do Imposto de Renda deve ser enviada por aqueles que em 2022, como pessoa física:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile