Clientes do Mercado Pago são surpreendidos com esta novidade

No início deste mês, o Open Finance completou dois anos. Apesar deste tempo considerável, uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago mostrou que 44% dos brasileiros não sabe o que isso significa. No Mercado Pago, os usuários já recebem ofertas de crédito e investimentos através do Open Finance.

A pesquisa sobre Open Finance, realizada pelo Mercado Pago, foi feita entre os dias 16 e 20 de janeiro e contou com a participação de 1.545 usuários da plataforma. A pesquisa mostrou ainda que as vantagens do Open Finance já estão sendo percebidas por 26% dos entrevistados. Eles disseram já ter acessado uma oferta de conta melhor ou de cartão de crédito com condições mais vantajosas a partir do compartilhamento de dados.

“Cerca de 3% dos créditos originados para vendedores do Mercado Pago já são orientados via Open Finance em um pouco mais de um mês de operação”, disse ao Ti Inside Priscila Faro, head de Regulação Fintech do Mercado Pago. “Com o apoio de tecnologias como Machine Learning e Inteligência artificial temos uma visão muito mais abrangente do cliente para sermos assertivos na oferta de crédito”, complementou.

Priscila diz ainda que o grande potencial transformador do setor financeiro é o que pode fazer com o Open Finance brasileiro esteja entre os maiores de todo o mundo. “Também será necessário um esforço dos participantes para investir em ações educativas que gerem segurança no compartilhamento de dados, além de apresentar de forma didática os benefícios. Outros 360 mil vendedores do Mercado Pago já compartilharam suas informações conosco”, disse ela ao Ti Inside.

Um outro exemplo de experiencia que tem capacidade de mostrar os benefícios do Open Finance são as transações através do iniciador de pagamentos. O Mercado Pago foi o primeiro a possibilitar depósitos em conta e pagamentos no comércio digital, o que melhorou, por exemplo, a experiência do PIX Copia e Cola. Cerca de 300 mil usuários utilizam atualmente o Iniciador de Pagamento no Mercado Pago.

“A iniciação de pagamento chega para substituir a transação de débito no e-commerce e promover uma experiência mais rápida e fluida dos pagamentos à vista com Pix”. “Para isso, está em discussão avanços para encurtar ainda mais o fluxo de transações com o Pix Copia e Cola no mundo online”, disse Priscila ao Ti Inside.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile