Saque-aniversário do FGTS pode chegar ao fim NESSE mês. Veja o que vai acontecer!

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está com os dias contados. A decisão foi anunciada pelo atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Saque-aniversário do FGTS chega ao fim NESSE mês. Veja o que vai acontecer! (Imagem: FDR)

A criação do saque aconteceu em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro, que entrou em vigor em 2020. Desde então, segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 29 milhões de trabalhadores de todo o país já aderiram ao saque-aniversário.

No entanto, apesar de crescer cada vez mais o número de trabalhadores aderindo ao programa, o benefício pode chegar ao fim em breve. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, vem sinalizando o fim do programa de resgate anual desde o início deste ano.

Em sua primeira fala, Marinho acabou recuando em sua posição, mas, no final do mês de janeiro, voltou a falar sobre o fim da modalidade. De acordo com o ministro, novos pedidos de saque-aniversário não serão mais permitidos a partir de março.

URGENTE! GOVERNO VAI ACABAR COM O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS POR CAUSA DESSE MOTIVO

Por que o Governo vai acabar com o saque-aniversário?

De acordo com Luiz Marinho, muitos trabalhadores estão insatisfeitos com a retenção do valor por dois anos em caso de demissão. Aqueles que escolhem o saque-aniversário e depois decidem pelo saque-rescisão precisam esperar até 25 meses para solicitar o novo pagamento.

O ministro também abordou a questão do FGTS sendo resgatado, o que está enfraquecendo os fundos para investimento no governo. Até que o trabalhador não resgate o seu saldo do Fundo de Garantia, o governo pode utilizar esses recursos para financiar obras de infraestrutura e saneamento.

Em entrevista à GloboNews, Luiz Marinho afirmou: “Devemos acabar com esse formato de saque-aniversário. Para os contratos que existem, não criaremos distorção”.

Trabalhadores que nasceram em janeiro já resgataram seus valores do FGTS, enquanto aqueles nascidos em fevereiro estão tendo acesso ao saque. Por isso, uma possível interrupção dos pagamentos após março para os trabalhadores nascidos entre março e dezembro pode causar desconforto e incerteza.

YouTube video player
Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.
Sair da versão mobile