Salário do BPC é reajustado; veja os critérios para receber o benefício em 2023

Pontos-chave
  • O pagamento do BPC é responsabilidade do INSS;
  • O pedido deve ser feito nos canais da Previdência, mas exige cadastro no INSS;
  • O valor foi atualizado em 2023 e ficou acima de R$ 1.300.

Como de costume, o salário do BPC (Benefício de Prestação Continuada) foi ajustado. Desde janeiro aqueles que têm direito de receber essa ajuda financeira já estão contando com o novo valor. Tudo porque, a quantia liberada por meio desse auxílio acompanha o salário mínimo do país, já que nenhum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser menor que o piso.

Salário do BPC é reajustado; veja os critérios para receber o benefício em 2023
Salário do BPC é reajustado; veja os critérios para receber o benefício em 2023 (Imagem: FDR)

Embora seja repassado pelo INSS, o BPC não é um pagamento previdenciário, quer dizer não exige contribuição. O objetivo desse benefício é fornecer ajuda financeira para que as famílias de baixa renda com idosos ou pessoas com deficiência possam se sustentar. Logo, o salário é na verdade assistencial e não previdenciário.

Por isso, para receber a quantia é preciso estar inscrito no Cadastro Único. O passo seguinte é fazer o pedido no INSS, devendo passar por uma perícia médica no caso de pessoas com deficiência. O resultado final é dado pela Previdência Social, órgão responsável por analisar o requerimento e concluir se o solicitante atende as exigências. 

Em caso afirmativo, o salário do BPC passa a ser pago por meio de depósito bancário na conta que for informada pelo solicitante. Ele também vai receber o cartão magnético do INSS em que será possível fazer compras, e usar como instrumento de saque. O cronograma de pagamento segue o de aposentadorias e pensões. 

Valor liberado no salário do BPC

A Constituição Federal exige que qualquer pagamento feito pelo INSS acompanhe o salário mínimo do país. E embora não seja um benefício previdenciário, o salário do BPC acompanha a mesma regra. Em 2022 a quantia repassada foi de R$ 1.212, mas em 2023 houve reajuste valendo a partir de 25 de janeiro.

A quantia é fixa, ou seja, não muda a depender do perfil do beneficiário. É importante dizer que esse valor não será repassado em forma de 13º salário, porque esse grupo não tem direito. E também não deixa pensão por morte. 

Quem pode receber o BPC em 2023?

Existem alguns critérios que precisam ser respeitados para que o cidadão seja aceito para receber o BPC. O prazo de resposta do INSS, depois do envio do pedido e laudo médico, é de 45 dias para esse tipo salário. Podem haver casos em que o período de liberação da resposta essa esse limite, existindo a possibilidade de entrar com uma ação judicial solicitando a liberação.

Para dar entrada no pedido é preciso comprovar que cumpre com requisitos como:

BPC 2023: QUAL VALOR, QUEM TEM DIREITO, COMO SOLICITAR, PERÍCIA MÉDICA E CONSULTA ONLINE

Como pedir o salário do BPC

O pedido do salário do BPC pode acontecer online. Para isso, basta encaminhar a solicitação no portal ou aplicativo Meu INSS, inclusive anexando documentos como: atestado médico, receitas médicas, comprovante de gastos com medicamentos ou tratamentos médicos, e outros.

Antes de fazer essa solicitação é necessário inscrever-se no Cadastro Único, em que será gerado o NIS (Número de Identificação Social), numeração informada na ficha de requerimento. Feito isso, pode ser necessário agendar a perícia médica no próprio portal.

Nesse mesmo portal será possível consultar a resposta do pedido, e se necessário enviar novos documentos. 

Calendário de pagamentos do BPC em fevereiro

O calendário de pagamentos do BPC em fevereiro começa no dia 17. A ordem de depósitos acompanha o número final do benefício, e nesse mês prevê finalizar os saques em 07 de março.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile