IPVA 2023: Motoristas deste estado podem conseguir desconto de 20% em fevereiro

Os motoristas da Bahia terão mais uma semana para aproveitar o prazo estipulado para ganhar 20% de desconto sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023).

IPVA 2023: Motoristas deste estado podem conseguir desconto de 20% em fevereiro (Imagem: FDR)

Para contar com o abatimento no valor da tarifa, o contribuinte deverá exercer a quitação do IPVA 2023 à vista, através da cota única, até o dia 10 de fevereiro deste ano.

Assim, o Governo do Estado da Bahia aponta que para realizar o pagamento do tributo é necessário ir até uma agência bancária ou caixa eletrônico das instituições financeiras regulamentadas. Sendo elas, o Banco do Brasil, o Bradesco ou o Sicoob.

Após chegar no banco regulamentado, o contribuinte deverá estar com o número do Renavam em mãos ou usar os aplicativos e sites desses bancos pelo seu aparelho celular. Dessa forma, vale salientar que o desconto é concedido de forma automática.

Pagamento parcelado do IPVA 2023 tem desconto?

Entretanto, os motoristas que não efetuarem a quitação até o dia 10 de fevereiro ainda contam com a possibilidade de solicitar o parcelamento do IPVA em até cinco meses.

Assim, caso o responsável pelo veículo realize o pagamento até o dia em que vence a primeira cota – também no dia 10 de fevereiro – com o valor integral do tributo, o governo estadual ainda concederá um desconto de 10%.

Dessa forma, a autoridade fiscal do Estado da Bahia ainda informa que a data de vencimento de cada uma das cotas irá variar de acordo com o número final apresentado na placa do veículo correspondente.

Além disso, é necessário destacar que para obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é necessário quitar, o IPVA 2023, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas que possam ter sido aplicadas ao longo do ano.

A tabela 2023 do imposto, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, e podem ser consultados através do site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Vale lembrar que o valor que é arrecadado com a cobrança do imposto é dividido meio a meio entre a autoridade fiscal estadual e o município onde o veículo foi emplacado.

YouTube video player
Sair da versão mobile