IPVA 2023: Boletos enviados pelo Correio são válidos? Governo deste estado responde

Apontados como uma tentativa de golpe na semana passada, os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023), que foram enviados pelos Correios, são autênticos. A confirmação foi realizada através de comunicado do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

IPVA 2023: Boletos enviados pelo Correio são válidos? Governo deste estado responde (Imagem: FDR)

A confirmação surge após a desconfiança de alguns donos de automóveis, que estranharam o boleto recebido em preto e branco e não mais colorido, além do código de barra do boleto físico, que é diferente do gerado pelo site do Detran para o pagamento do IPVA 2023.

“Infelizmente, vivemos num momento em que muitas pessoas têm sido vítimas de fraudes. Por isso, se mesmo recebendo o boleto você tiver insegurança, acesse o site do Detran, coloque a placa do veículo e o CPF do proprietário. O site vai gerar um boleto bancário”, aconselhou o instrutor e agente de trânsito do departamento, Eduardo Alves.

Em Pernambuco, o contribuinte pode emitir o boleto do IPVA e realizar o pagamento em espécie, por meio do cartão de crédito em até 12 vezes com juros ou, ainda, pelo Internet Banking.

“Após realizado o pagamento, verifique se o documento do ano vigente foi gerado. Se ele, depois de dois ou três dias, não for gerado, busque o Detran, procure saber o porquê”, observou o instrutor.

Como calcular o valor do IPVA 2023 em Pernambuco?

Sendo assim, para ter uma base de quanto irá pagar é só pesquisar o valor do seu veículo na Tabela FIPE e multiplicá-lo pela alíquota relativa ao seu modelo. Em Pernambuco as alíquotas são as seguintes:

  • 1% para ônibus e caminhões;
  • 2,5% para motocicletas entre 51 e 300 cilindradas (para outras motocicletas, a alíquota varia);
  • 3% para veículos com motor de potência até 180 CV;
  • 4% para veículos com motor de potência acima de 180 CV.

Os pagamento deverão ser realizados de acordo com os último números das placas de cada veículo. Portanto, os prazos para a quitação da cota única e/ou depósito para primeira parcela do IPVA estão estipulados entre os dias 8 e 28 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!