Bolsa Família tem seu calendário ALTERADO pelo carnaval; consulte as novas datas

Em fevereiro as famílias contempladas pela ajuda financeira do Bolsa Família terão uma surpresa agradável. O pagamento do benefício que costuma ser repassado nos últimos dez dias úteis do mês, poderá ser acessado por parte dos beneficiários ainda antes da temporada do carnaval. Para alguns pais essa é uma boa oportunidade de cobrir os gastos que a data oferece.

Bolsa Família tem seu calendário ALTERADO pelo carnaval; consulte as novas datas
Bolsa Família tem seu calendário ALTERADO pelo carnaval; consulte as novas datas (Imagem: FDR)

Ao organizar o calendário do Bolsa Família que foi publicado ainda em 2022, o poder público observou os meses em que há feriado nacional ou datas comemorativas, como é o caso do carnaval. Nesses casos o cronograma que costuma distribuir os valores nas duas últimas semanas do mês, acaba tendo de ser antecipado.

Isso porque, nessas ocasiões os bancos não funcionam e acabam prejudicando o depósito dos valores para as famílias contempladas. A fim de evitar que os grupos fiquem sem acesso ao benefício, o cronograma é antecipado, e pula as datas em que as instituições estarão fechadas.

Vale lembrar que o carnaval não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Ainda assim, como de costume, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emite o comunicado informando sobre a suspensão dos atendimentos presenciais das agências. Além disso, fevereiro é um mês mais curto, terminando no dia 28, logo o cronograma do Bolsa Família já seria adiantado.

Calendário do Bolsa Família para fevereiro

O calendário de pagamentos do Bolsa Família de fevereiro vai incluir ainda o vale-gás, logo o auxílio que seria de R$ 600 pode chegar a R$ 720 para alguns grupos. Para consultar se terá direito ao crédito é possível fazer a consulta no aplicativo do programa.

Como de costume, o cronograma fará a liberação com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social). Nessa ordem:

  • 13 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 1;
  • 14 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 2;
  • 15 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 3;
  • 16 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 4;
  • 17 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 5;
  • 22 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 6;
  • 23 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 7;
  • 24 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 8;
  • 27 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 9;
  • 28 de fevereiro – depósito para os inscritos com NIS final 0.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]