Não recebeu seu boleto do IPVA? Siga esses passos para consultar no site do Detran

O início de um novo ano traz consigo a cobrança dos tributos anuais. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado e recolhido pelos estados brasileiros. Cada estado estabelece, baseados nas variações dos preços do mercado, os valores, prazos e condições de pagamento do tributo. 

IPVA 2023 pode ser calculado usando a placa do veículo. Saiba como
Não recebeu seu boleto do IPVA? Siga esses passos para consultar no site do Detran. (Imagem: FDR)

É comum que a Secretaria da Fazenda dos estados, juntamente com o Departamento de Trânsito (Detran) estadual, permitam o parcelamento da cobrança e concedam até isenção do pagamento em alguns casos. A seguir, entenda como consultar o boleto do IPVA pela internet.

Assim como a cobrança e o pagamento de boletos de cartão de crédito, o recolhimento dos impostos também passou por um processo de modernização. Não é mais preciso esperar uma correspondência física chegar ao endereço da sua casa para saber o valor do IPVA, por exemplo.

O Detran disponibiliza no site oficial de cada estado uma aba “IPVA”. Caso não encontre a opção na página inicial, digite “IPVA” no campo de busca. Dependendo do estado, o Detran vai solicitar alguns dados para identificação do contribuinte ou vai direcioná-lo para o site da Secretaria da Fazenda, que também oferece o serviço.

Como é feito o cálculo do valor do IPVA?

Valor de mercado do veículo x alíquota do estado = Total do IPVA

Apesar de cada estado ter uma alíquota diferente, determinada pela sua legislação, todos os estados usam a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para atualizar anualmente o cálculo de acordo com os preços do mercado de automóveis.

Além das diferenças nas legislações, as alíquotas também variam de acordo com o tipo de veículo do proprietário. As categorias costumam ser: caminhão; caminhonete simples; ônibus e micro-ônibus; motocicletas; veículos de passeio; embarcações e aeronaves.

Atenção para o golpe do IPVA

Os contribuintes devem ficar atentos às correspondências, e-mails e mensagens de texto que recebem nesta época do ano. Muitos estão caindo no golpe do IPVA, que consiste em um boleto falso de cobrança do tributo. Se receber algo parecido de um remetente desconhecido, ignore.

Não é indicado informar dados pessoais, bancários ou realizar pagamentos solicitados por esses meios, mesmo que se digam funcionários do governo ou de um banco. Os boletos do IPVA são emitidos através dos sites da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A orientação é que o próprio contribuinte acesse o site para gerar o seu boleto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.