Atenção MEI: Governo anuncia grande novidade envolvendo emissão de notas fiscais

Receita Federal criou plataforma que deve facilitar a vida do MEI no Brasil. Os microempreendedores individuais devem emitir as notas fiscais sempre que prestarem um serviço ou venderem um produto.

Atenção MEI: Governo anuncia grande novidade envolvendo emissão de notas fiscais
Atenção MEI: Governo anuncia grande novidade envolvendo emissão de notas fiscais (Imagem: FDR)

Aconteceu na última quarta-feira, 18, um evento que marcou a emissão da primeira Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) pelo padrão nacional por um MEI de um município não conveniado à plataforma. Essa iniciativa de criar um padrão nacional deve facilitar a vida dos empreendedores de todo o país.

Emissão de nota de fiscal por MEI

A Receita Federal vem desenvolvendo a plataforma há algum tempo, na cerimônia do último dia 18 foi um marco porque possibilitou que um microempreendedor individual de um município não conveniado emitisse o documento. A ideia é simplificar o ambiente profissional dos MEI’s.

Com o apoio do Sebrae, um prestador de serviços, MEI de Brasília, no distrito Federal, deu o pontapé inicial para a utilização do serviço. O profissional tem como principal atividade a edição de periódicos.

Esse é um momento histórico para o país, especialmente para os prestadores de serviço que serão beneficiados com a simplificação e melhoria do ambiente de negócios que a NFS-e proporcionará. Até então cada município possui um sistema para a emissão da nota fiscal.

Atualmente, o sistema de emissão nacional da NFS-e conta com a adesão de 180 municípios, sendo 18 capitais, isso corresponde a cerca de 50% do volume total de Notas Fiscais de Serviço emitidas no país.

A partir de 03 de abril deste ano todos os MEI do país que prestarem serviços para pessoas jurídicas deverão emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional.

MUDANÇAS NO MEI 2023: NOVO VALOR DE FATURAMENTO, DECLARAÇÃO ANUAL, NOTA FISCAL E MEI CAMINHONEIRO

Como emitir a NFS-e como MEI?

Para emitir o documento é necessário acessar o Portal GOV/NFSE ou o aplicativo.

Realizado o cadastro, você terá duas opções para emitir sua nota de serviço: pelo aplicativo ou pelo emissor WEB no próprio portal gov.br. No site do Sebrae você encontra os tutoriais para fazer o cadastro e mais informações sobre a emissão da nota fiscal.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile