Tesouro Direto: Atos golpistas deixam mercado estressado

Nesta segunda, 9, as negociações de títulos públicos através do Tesouro Direto foram restabelecidas por volta de 15h30, depois de cerca de uma hora de paralisação. Em momentos de grande oscilação de taxas e preços, o Tesouro interrompe de forma temporária as vendas e compras para que os investidores não fechem as transações a um valor que possa ficar defasado rapidamente.

Os ataques em Brasília que aconteceram no último domingo, 8, por golpistas que não aceitam a vitória de Lula nas eleições passadas, mexeram com o mercado, mas de uma forma “discreta”. 

Por conta desses atos, o presidente Lula decretou intervenção na segurança pública do Distrito Federal. “O principal para os investidores agora é a resposta institucional que será dada. É a questão das punições, que já está sendo tratada. É essa reação com a intervenção federal”, disse ao InfoMoney Luciano Costa, economista-chefe e sócio da Monte Bravo Investimentos.

“O governo tomou as devidas providências e não acredita que haverá reincidência desse problema. Então nada do que aconteceu no fim de semana se refletiu no preço dos ativos de risco nesta segunda-feira. O mercado agora já se ajusta ou tende a se ajustar à agenda da semana”, disse ao InfoMoney Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.

Ontem, o Tesouro Direto abriu a negociação de papéis com prazo mais extenso, caso do Tesouro Prefixado 2026, o Tesouro Selic 2026, o Tesouro Selic 2029 e o Tesouro IPCA+ 2029. Eles foram lançados para substituir os respectivos Tesouro Prefixado 2025, Tesouro Selic 2025, Tesouro Selic 2027 e o Tesouro IPCA+ 2026.

O Tesouro Direto utiliza algumas referências de prazos para cada título e indexador. Quando o prazo dos títulos disponíveis na plataforma fica inferior a essa referência, o sistema “roda” o papel.

4 tipos de investimentos seguros que rendem MUITO mais que a Poupança

Às 15h30 desta segunda, o Ibovespa operava em alta de 0,64%, aos 109.660 mil pontos. O dólar avançava 0,32%, sendo cotado a R$ 5,253.

Na retomada dos negócios, grande parte dos títulos públicos operava com leve qued ou estabilidade nas taxas. Por volta das 15h35, prefixados estavam oferecendo uma remuneração abaixo dos 13% ao ano, como o Tesouro Prefixado 2026 e do Tesouro Prefixado 2029, que pagavam 12,81% e de 12,91%, respectivamente.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile