Beneficiários do INSS têm novas informações sobre o prazo de pagamento do 13º salário em 2023

Nos últimos anos, por conta da crise desencadeada da pandemia de Covid-19, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou a decisão de adiantar o 13º salário dos beneficiários. Com a mudança da gestão do Governo Federal em 2023, os aposentados e pensionistas da autarquia procuram saber se a antecipação procede neste ano.

13° salário do INSS em 2020: confira calendário completo!
Beneficiários do INSS têm novas informações sobre o prazo de pagamento do 13º salário em 2023. (Imagem: FDR)

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a maioria dos segurados do INSS têm direito ao 13º salário, um benefício mais popularmente conhecido por ser destinado a trabalhadores com carteira assinada. Benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não dão direito ao abono.

O período de pagamento também costuma ser semelhante ao dos trabalhadores formais. Como é conhecido, o depósito do abono de Natal é feito entre os meses de novembro e dezembro. Porém, desde 2020, o décimo terceiro dos beneficiários do INSS foi adiantado para o primeiro semestre.

Agora, a principal dúvida dos segurados sobre 2023 é se o abono será pago no primeiro semestre mais uma vez. Em 2022, o 13º salário dos aposentados e pensionistas foi liberado entre abril e junho. A justificativa da decisão foi o prolongamento dos efeitos sociais e econômicos da crise desde 2020.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS JANEIRO 2023: NOVO VALOR DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES

Como será o 13º salário do INSS em 2023?

Até agora, não houve pronunciamento oficial do governo Lula a respeito de um suposto adiantamento do abono, como ocorreu nos anos anteriores. Da mesma não se falou sobre uma normalização do calendário do INSS, em que o pagamento do 13º voltaria a ser efetuado no final do ano.

Como o décimo terceiro dos beneficiários do INSS é pago em parcela única, e não em duas cotas, como é feito aos trabalhadores de carteira assinada, os segurados deixaram de receber salário extra na época do final do ano.

A antecipação do abono fez até com que representantes da categoria escrevessem um projeto ao Congresso Nacional propondo o 14º salário, mas o texto não chegou a ser aprovado.

Consulte agora o seu extrato previdenciário no aplicativo Meu INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile