Simulador de aposentadoria te mostra o valor exato do seu salário pelo INSS

Usar o simulador de aposentadoria tem sido uma ferramenta interessante para quem ainda não deu entrada no benefício pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além de descobrir o valor que receberá como salário nos próximos meses, por meio da simulação o cidadão ainda identifica se já cumpriu com os requisitos para acesso ao salário e quais as chances de ter o pedido aceito.

Simulador de aposentadoria te mostra o valor exato do seu salário pelo INSS
Simulador de aposentadoria te mostra o valor exato do seu salário pelo INSS (Imagem: FDR)

Conseguir se aposentar é o sonho de muitas pessoas, mas para chegar ao seu objetivo é preciso organização. Por isso, desde o primeiro mês de emprego com carteira assinada passa a ser feita a contribuição ao INSS que entra na contabilização da carência e mínimo de meses contribuídos para acesso aos salários previdenciários. Usar o simulador de aposentadoria é importante nesse caso.

Isso porque, além de indicar quantos meses já foram somados para dar entrada na aposentadoria, ainda consegue mostrar para qual tipo de aposentadoria o trabalhador tem direito. É que existem algumas modalidades desse benefício, variando conforme o perfil e necessidade de cada um dos trabalhadores.

Até mesmo por isso é que o simulador da aposentadoria age, para diferenciar qual das opções abaixo está disponível para o cidadão.

  • Aposentadoria por pessoa com deficiência;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadoria rural.

Simulador de aposentadoria no Meu INSS

Ao acessar o simulador de aposentadoria no Meu INSS, o segurado conseguirá conhecer qual modalidade para se aposentar já está disponível e qual está mais perto de ser liberada. A parte negativa é que nesse processo é preciso fazer um reconhecimento do cidadão, por isso é preciso o login.

O acesso é online, dessa forma:

  • Acesse o Meu INSS (app ou site) e faça login;
  • Selecione “Simular aposentadoria”;
  • Pronto, o sistema vai mostrar informações como: dados pessoais do trabalhador e indicar para qual tipo de aposentadoria o cidadão já preencher os requisitos para receber.

Simulador de aposentadoria FDR

No caso do simulador de aposentadoria FDR não é preciso fazer nenhum cadastro, basta trazer informações como: sexo, idade atual, idade que pretende se aposentar, tempo de contribuição já contabilizado e média de valor de contribuição.

Passadas essas informações, a calculadora vai indicar ao trabalhador o valor que será recebido na aposentadoria. Por isso, a recomendação é passar pelos dois simuladores, o primeiro liberado pelo INSS que indica corretamente o tempo de contribuição e para qual modalidade é possível dar entrada. E o do FDR que mostra quanto poderá ser recebido de aposentadoria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com