As cobranças do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2023 já começaram a ser emitidas. O tributo promete vir mais caro desta vez, pesando no bolso dos contribuintes, sobretudo, aqueles que possuem carros usados.
Antes de se preocuparem, é importante reforçar que não houve alterações nas alíquotas do IPVA 2023. O aumento está relacionado à valorização dos veículos, sobretudo os usados nos últimos dois anos em virtude das limitações na fabricação de carros novos desde o início da pandemia da Covid-19.
O IPVA é a taxa cobrada por cada veículo automotor no país, isto é, carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos motorizados que circulam por terra. O tributo tem a finalidade de gerar recursos que devem ser aplicados em áreas gerais, como saúde, educação, segurança, entre outras.
Como o IPVA é um imposto estadual, cada estado é responsável pelo seu recolhimento. A particularidade desse tributo está no fato de o estado repassar metade do valor recolhido para o município em que o veículo foi emplacado.
Além disso, não há nenhuma lei que obrigue o estado ou o município a investir o valor arrecadado com o pagamento de IPVA apenas em novas estradas e recuperação de asfalto, por exemplo.
O valor a ser cobrado no IPVA e o desconto oferecido variam em cada Estado. Muitos governos costumam dar descontos de até 3% no pagamento do IPVA à vista. Assim, para o motorista que tem o dinheiro disponível, é uma oportunidade para pagar menos imposto.
Possibilidades de pagamento do IPVA
Antes de mais nada, é importante ter consciência de que, a decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelado vai depender de vários fatores. Para escolher o que é melhor para você, verifique primeiro o desconto oferecido no seu estado.
Se você tiver o dinheiro na mão e não for pesar no seu orçamento, é uma boa aproveitar o desconto. Isso porque, em geral, ele é maior do que o rendimento das aplicações financeiras. Outro benefício é não correr o risco de se esquecer do pagamento e ter que pagar multa e juros pelo atraso.
Se você escolher o parcelado, verifique as condições de pagamento. A quantidade de parcelas pode mudar de um estado para outro. Veja também o valor das parcelas e as datas de vencimento para não se esquecer ou atrasar.
Independente de escolher pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o valor não vai atrapalhar o seu orçamento. Procure não entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito para quitar o imposto. Isso porque os juros dessas opções são muito maiores.