INSS tem novo teto salarial válido a partir do fim de janeiro. Consulte quanto irá receber

Os aposentados e pensionistas do INSS já sabem que receberão aumento no seguro de 2023. O órgão previdenciário divulgou em dezembro o calendário com todas as datas de pagamento do novo ano.

INSS passa a conceder o SAQUE dos PRECATÓRIOS. Veja o valor por estado e quem tem direito
INSS tem novo teto salarial válido a partir do fim de janeiro. Consulte quanto irá receber. (Imagem: Montagem/FDR)

No início de dezembro de 2022, o valor do salário mínimo para o ano seguinte havia sido sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro. O valor aprovado foi de R$ 1.212, após aplicação de reajuste considerando a taxa de inflação aproximada dos últimos 12 meses.

Porém, a equipe do novo governo entrou com a PEC da Transição que, além de outras medidas orçamentárias, trouxe a proposta do aumento do piso nacional segundo reajuste acima da variação da inflação. A PEC foi aprovada pelo Congresso e o salário mínimo instituído para 2023 passou a ser de R$ 1.320.

TABELA INSS 2023: VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS E ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO

Reajuste do salário mínimo atinge seguros do INSS

A mudança afeta também a remuneração dos segurados do INSS. É que a autarquia calcula os valores dos benefícios tendo como base o salário mínimo. Sendo assim, a partir do dia 25 de janeiro de 2023, aposentados, pensionistas e beneficiários do órgão receberão o seu depósito mensal com valor atualizado.

Entretanto, os pagamentos previstos para os dias 2, 3, 4, 5 e 6 de janeiro ainda serão correspondentes às quantias das mensalidades de 2022. Isso acontecerá porque os depósitos realizados nessas datas são referentes ao mês de dezembro. Ou seja, o novo teto salarial do INSS só passa a valer quando começarem a ser feitos os pagamentos associados a 2023.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile