Benefícios do INSS começam a ser pagos com reajuste a partir desta data

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já confirmou que os aposentados e pensionistas do órgão terão aumento nas suas mensalidades em 2023. Saiba os novos valores e a partir de quando o reajuste será aplicado.

Desafio: Lula assumirá presidência com número surpreendente de pessoas à espera de benefícios do INSS
Benefícios do INSS começam a ser pagos com reajuste a partir desta data. (Imagem: FDR)

Após a vitória de Luís Inácio Lula da Silva nas urnas em outubro, a equipe de transição do governo enviou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Entre outras medidas, o texto sugeria o aumento do salário mínimo através de um reajuste acima da inflação.

Com a aprovação dos parlamentares, o salário mínimo de 2023 foi instituído no valor de R$ 1.320. Além dos trabalhadores, os segurados do INSS também vão se beneficiar com o aumento do piso nacional.

A mudança atinge o órgão previdenciário porque o salário mínimo é usado como base no cálculo das aposentadorias, pensões e benefícios que são geridos pelo INSS. O valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, corresponde ao de um salário mínimo. Portanto, toda vez que o piso é reajustado, a quantia do benefício também muda.

APOSENTADORIA INSS 2023: VEJA AS REGRAS DE IDADE E PONTUAÇÃO E QUEM VAI PODER SE APOSENTAR

Quando o INSS começa a pagar os novos valores?

De acordo com o calendário de pagamentos de 2023, os primeiros depósitos do INSS com o valor atualizado serão feitos no dia 25 de janeiro. A ordem dos grupos é definida pelo dígito final do número previdenciário, aquele que aparece no cartão do INSS.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile