BB e Caixa deverão ser presididos por mulheres no governo Lula

De acordo com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ele indicará o nome de mulheres para comandar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal em seu governo que começa na próxima semana. No entanto, na tarde de ontem, 29, ele comunicou os nomes dos últimos titulares dos ministérios que restavam e não falou nada sobre o BB e a Caixa.

Na noite desta quinta, Fernando Haddad afirmou que ainda hoje, 30, o presidente Lula irá anunciar os nomes que ficarão à frente das instituições financeiras e ainda de quem comandará a Petrobras.

Este anúncio de quem comandará a Caixa e o BB é muito esperado, uma vez que, ao longo de sua campanha, Lula prometeu que ambos os bancos terão protagonismo no governo, especialmente na oferta de crédito.

“BB tem 200 anos, nunca se pensou nem de perto de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser muito melhor do que muitos homens que dirigiram o Banco do Brasil”, disse Lula.

Atualmente, a Caixa já tem uma mulher em seu comando, a economista Daniella Marques. Mesmo que os bancos públicos sejam ligados ao Ministério da Fazenda, será o próprio presidente Lula que irá anunciar os nomes, assim como fez com  Aloizio Mercadante, que comandará o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nomes mais cotados para assumir a Caixa e o BB

Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa, era um dos nomes mais cotados para assumir novamente o cargo mais alto da instituição. Mas, o próximo ministro da Secretaria da Presidência Marcio Macedo anunciou em seu perfil no Twitter que ela  será secretária-executiva da pasta.

Também foi ventilado no banco para assumir o cargo o nome da vice-presidente de negócios de varejo, Thays Cintra Vieira, que atua na Caixa há 20 anos. O cargo também é disputado por  Rita Serrano, que integra o Conselho de Administração do banco.

Para o Banco do Brasil, os nomes de Ana Paula Teixeira Souza, atual vice-presidente de controles internos e gestão de risco, única mulher na cúpula do Banco do Brasil, da diretora jurídica, Lucinéia Possar, e da presidente da BrasilPrev, Ângela Beatriz de Assis, estão em evidência.

A disputa ganhou recentemente mais um nome, o de  Paula Goto, diretora de Planejamento da Previ, de acordo com o valor.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.