Imposto de Renda: Receita Federal paga novo lote residual da restituição. Veja quem recebe

Será feito nesta quinta-feira (29) o pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro de 2022. Mais de 480 mil brasileiros que regularizaram as suas pendências receberão a cota.

Receita Federal está RENEGOCIANDO dívidas com 70% de desconto. Confira quem tem direito
Imposto de Renda: Receita Federal paga novo lote residual da restituição. Veja quem recebe. (Imagem: FDR)

No total, mais de R$ 900 milhões serão depositados pela Receita Federal. Para saber se recebe o lote residual do IRPF, o cidadão pode consultar a restituição no site oficial da Receita ou no aplicativo Receita Federal.

O grupo que recebe o depósito da restituição nessa data, inicialmente, caiu na malha fina do Imposto de Renda, mas depois regularizou a sua situação com o leão. A expressão “malha fina” é usada para fazer referência a um contribuinte que tem pendências com a Receita Federal.

Omissão de rendimentos, diferença no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) entre o declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pela pessoa física e dedução da base de cálculos são as principais causas que fazem com que o contribuinte caia na malha fina.

Passo a passo para consultar a restituição do Imposto de Renda pelo site

Passo a passo para consultar a restituição do Imposto de Renda pelo aplicativo

DESCONTO NO IPTU 2023: VEJA COMO PAGAR MENOS NO VALOR DO IMPOSTO USANDO SEU CPF

Quem recebe a restituição do Imposto de Renda em dezembro de 2022?

O pagamento será feito diretamente na conta bancária que consta na declaração do IRPF. Dos 488.637 contribuintes que vão receber a restituição neste mês, cerca de 50 mil pertencem a grupos prioritários. Confira quais são:

Quem deve declarar o Imposto de Renda em 2023

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile