Ainda é possível pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Liberações caíram no último mês

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi lançado em outubro desse ano, visto por muitos como uma estratégia de buscar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi permitido que famílias de baixa renda que hoje não conseguem crédito no mercado, possam contratá-lo. Para isso, precisam comprometer parte do seu salário assistencial no pagamento do empréstimo.

Ainda é possível pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Crédito cai consideravelmente
Ainda é possível pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Crédito caiu consideravelmente (Imagem: FDR)

Em outubro, mês de lançamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o produto foi um estouro de contratações. De acordo com a Caixa Econômica, em três dias foi possível emprestar R$ 1,8 bilhão para 700 mil pessoas. No entanto, esse produto teve uma queda significativa no mês de novembro, diminuindo de forma expressiva o número de liberações.

Após as eleições que deram a Luís Inácio Lula da Silva (PT) o título de presidente eleito, notícias internas na Caixa Econômica indicaram um bloqueio da liberação do consignado pelo Auxílio Brasil. De acordo com funcionários do banco que chegaram, inclusive, a divulgar documentos, a recomendação era ser mais criterioso na liberação do crédito.

A medida parece ter surtido efeito, e o chefe adjunto do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Renato Baldini, disse nesta terça-feira, 27, que o número de concessões do empréstimo consignado do Auxílio Brasil praticamente “desapareceram” no mês de novembro.

Ainda posso pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Os pedidos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil continuam disponíveis nos bancos parceiros. As opções bancárias para contratar o crédito são limitadas, para se ter uma ideia, apenas a Caixa Econômica, entre os grandes bancos, autorizou a liberação desse produto.

Tudo porque, especialistas acreditam que oferecer um crédito financeiro com desconto em um benefício assistencial é aumentar o risco de endividamento das famílias vulneráveis. Por isso, os bancos como Santander, Itaú e Bradesco, preferiram não oferecer o crédito. Considerando ainda que caso a família seja excluída do Auxílio, as parcelas continuarão serem cobradas.

No entanto, os interessados ainda podem tentar a solicitação do crédito consignado, mas tendo consciência de que os critérios para liberação do dinheiro estão cada vez mais acirrados. Na Caixa, pedido pode ser feito no:

Quanto é descontado do Auxílio Brasil

Até 40% do valor fixado por lei no Auxílio Brasil, de R$ 400, podem ser descontados todos os meses. O número máximo de parcelas é de 24, com taxa de juros limitada a 3,5% ao mês.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile