Greve dos pilotos e comissários de bordo chega ao fim. Confira o que foi acordado

A greve dos pilotos e comissários de bordo chegou ao fim no ultimo domingo (25). Após cinco dias de paralisação, o fim do movimento foi anunciado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Iniciado na última segunda-feira (19), o protesto havia sido suspenso no fim de semana do Natal.

Greve dos pilotos e comissários de bordo chega ao fim. Confira o que foi acordado (Imagem: FDR)

Em reunião que aconteceu online, os trabalhadores aeronautas aprovaram a terceira proposta que foi enviada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular. Dessa forma, a greve dos pilotos e comissários de bordo foi encerrada nesta segunda-feira.

Segundo informações divulgadas pelo SNA através de nota, 70,11% dos votos foram registrados como favoráveis à proposta apresentada. Outros 28,8% dos votos foram contrários e pouco mais de 1% dos trabalhadores se absteve. No total, cerca de 5.834 tripulantes participaram.

O que diz a proposta que encerrou a greve dos pilotos e comissários de bordo?

De acordo com a proposta enviada pelo TST, está previsto o reajuste salarial regulado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, além de mais 1% de ganho real. Dessa forma, para 2023, o reajuste será de 6,97% sobre as partes fixas e variáveis do salário, diárias de alimentação nacionais e vale alimentação.

Além disso, a oferta inclui a renovação integral das demais cláusulas sociais, como a definição dos horários de folgas e a possibilidade de início das férias em sábados, domingos e feriados.

As reivindicações para buscar o aumento real dos salários e além de melhores condições de trabalho por parte dos tripulantes resultaram em braços cruzados por duas horas diariamente desde a última segunda-feira (19), sempre das 6h às 8h.

De acordo com a Infraero, empresa que administra boa parte dos aeroportos brasileiros, o movimento ocasionou atrasos e cancelamentos em diversas localidades em todo o país, algo que, segundo o órgão, prejudicou bastante os consumidores.

Assim, por conta do estado de greve decretado pelos pilotos e comissários de bordo, os aeroportos orientaram os passageiros a entrarem em contato com as companhias aéreas para confirmar o status dos voos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!