Copa do Mundo: Entenda como o título pode contribuir para a melhoria da economia da Argentina

A Argentina se consagrou como a grande campeã da Copa do Mundo 2022 e esta vitória pode significar bem mais que uma recuperação do orgulho nacional para o país. De acordo com um estudo realizado pelo pesquisador da Universidade de Surrey do Reino Unido, Marco Mello, a vitória da seleção argentina produz, de acordo com projeções conservadoras, um crescimento de 0,25 pontos percentuais no PIB da Argentina  nos dois trimestres subsequentes ao título.

A pesquisa considerou os resultados do PIB e da Copa do Mundo a partir do ano de 1961 para países que já possuíam séries históricas detalhadas para o cálculo da economia nacional. Para o Brasil, essa série teve início em 1996.

“A análise mostra que vencer a Copa do Mundo da Fifa leva a um aumento estatisticamente significativo apenas nos dois trimestres subsequentes à vitória na Copa do Mundo, dizia o estudo do pesquisador.

De acordo com Mello, neste período as projeções conservadoras sinalizam uma alta de 0,25 pontos percentuais quando é feita a comparação do desempenho da economia com períodos em que o país não ganhou o torneio.

“Esse efeito parece ser conduzido pelo crescimento das exportações e por uma melhoria no balanço comercial”, explicou o estudo.

Mello destaca em sua pesquisa que esta melhora na balança comercial foi significativa em especial para o Brasil no ano de 2002 e é uma característica que parece ser derivada do maior apelo internacional que foi experimentado pelo país após ganhar “da mais renomada entre as competições de futebol”.

De acordo com o pesquisador, a Argentina estava, neste sentido, em uma melhor posição do que a França para usufruir os benefícios econômicos decorrentes de uma vitória na Copa do Mundo. Na avaliação de Mello, entre os países finalistas, a Argentina com um perfil exportador parecido com o do Brasil de 2002, possui mais chances de obter esse tipo de impulso.

“Se há um dos dois países que podem se beneficiar, assim como o Brasil, é a Argentina, e não a França”, disse Mello ao Valor.

A vitória da Argentina na Copa fez com que a TV Globo registrasse o triplo de audiência da faixa  da tarde ante os quatro domingos anteriores ao início da Copa.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile