Saque rescisão do FGTS: esses são os documentos necessários para fazer sua solicitação

O saque rescisão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é pago apenas quando o trabalhador é dispensado sem justa causa. Mas, existem outras situações garantidas pela lei que liberam a quantia total que foi acumulada na conta durante o tempo de serviço. Para fazer o pedido pelo benefício, será preciso apresentar à Caixa Econômica Federal uma série de documentos.

Saque rescisão do FGTS: esses são os documentos necessários para fazer sua solicitação
Saque rescisão do FGTS: esses são os documentos necessários para fazer sua solicitação (Imagem: FDR)

Apenas quem trabalha com carteira de trabalho assinada tem direito a criação do fundo de garantia, e depósito mensal de 8% do salário bruto nessa conta todos os meses. A partir disso, em uma possível demissão sem justa causa é possível fazer o saque rescisão do FGTS e receber tudo o que foi acumulado no fundo durante o período de contrato de trabalho.

Além dessa quantia, o empregador ainda é obrigado a liberar uma multa de 40% do saldo que foi depositado e acumulado durante o tempo de serviço. Caso o funcionário seja dispensado sem justa causa, ele perde o acesso a esses benefícios. Por isso, o mais indicado é sempre tentar um acordo com a empresa.

Ao enviar os documentos solicitados pela Caixa Econômica Federal no pedido de saque rescisão do FGTS, o cidadão terá o seu perfil reconhecido. A partir disso, ganhará acesso ao dinheiro na conta que for informada ou diretamente na sua conta da Caixa Econômica.

Situações que liberam o saque total do FGTS

Não é apenas o saque rescisão do FGTS, pago em uma demissão sem justa causa, que dá direito ao valor total que foi acumulado no fundo de garantia. Outras situações também garantem esse pagamento, como:

Documentos necessários para saque rescisão do FGTS

Os interessados em fazer o saque do rescisão do FGTS, podem encaminhar o pedido por meio do App FGTS, nesse caso será preciso anexar os seguintes documentos:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile