Foi divulgada lista de profissões com os melhores salários em 2023

A simulação de profissões promissoras para 2023 não se resume apenas aos salários mais altos, mas também engloba as áreas que oferecerão uma maior demanda no ano que se aproxima. Quem está à procura de boas oportunidades deve ficar atento a essas ocupações.

Jovem Aprendiz 2023: CSN abre inscrições para programa
Foi divulgada lista de profissões com os melhores salários em 2023. (Imagem: FDR)

Depois do período de dificuldade que atingiu praticamente todas as áreas de atuação no início da pandemia de Covid-19, alguns setores se destacam na tão esperada retomada da economia. A área de tecnologia, que já crescia em ritmo acelerado antes de 2020, desponta com oportunidades tanto para quem está começando quanto para profissionais mais experientes.

Também deve receber mais atenção em 2023 o setor das engenharias, graças à recuperação de ritmo das indústrias e das construções. Profissões relacionadas a finanças e ao mercado financeiro também serão mais valorizadas no ano que vem, assim como as que envolvem comércio e vendas.

A área de marketing, que reúne profissionais de diferentes formações, também é esperada como uma das mais promissoras para os próximos meses. Por fim, o setor jurídico se mantém em alta como um dos que proporciona o melhor retorno aos trabalhadores.

Área da saúde se mantém em alta

As profissões relacionadas à saúde costumam estar entre as mais rentáveis, afinal, a área representa um serviço tido como prioridade tanto pelos governos como para a população em geral. Médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e tantas outras ocupações do setor não costumam ter falta de oportunidades.

Profissões mais promissoras a partir de 2023

  1. Desenvolvedor de aplicativos;
  2. Cientista de dados; 
  3. Marketing digital;
  4. Desenvolvedor de negócios de Inteligência Artificial (IA);
  5. Especialista em energia renovável ou Energia Alternativa;  
  6. Professor on-line;
  7. Analista de segurança da informação. 

Outra alta registrada no país nos últimos anos foi a da criação de micro e pequenas empresas. Com o objetivo de auxiliar no crescimento desses pequenos negócios que também enfrentaram tantas dificuldades desde 2020, o presidente eleito Lula se comprometeu a criar o Empreende Brasil.

O novo programa do Governo Federal pretende criar condições para que mais de 6 milhões de micro e pequenos empreendedores brasileiros saiam da inadimplência. A proposta do programa é estabelecer novas linhas de crédito através da retomada do cartão de crédito do BNDES.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.