O prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos trabalhadores brasileiros é o dia 20 de dezembro. O governo do Piauí decidiu antecipar o depósito do abono para os servidores estaduais e milhares de funcionários públicos da região já receberam o bônus.
O estado do Piauí já se diferenciava dos demais quando se trata do abono natalino mesmo antes dessa antecipação. Tradicionalmente, o governo paga a primeira parcela do décimo terceiro no mês do aniversário do servidor. Apenas se a data comemorativa for em dezembro, o trabalhador recebe as duas cotas no último mês do ano.
Previstos para o dia 19 de dezembro, os depósitos referentes à segunda parcela do 13º salário dos servidores do estado do Piauí foram feitos na última sexta-feira (9). Com o adiantamento, esses trabalhadores poderão fazer as compras de Natal e Ano Novo com antecedência.
Somando a quantia que cobre a segunda parcela do abono dos servidores com a folha de pagamento de dezembro, o Governo do Piauí injetou cerca de R$ 730 milhões na economia do estado.
Quem tem direito ao 13º salário?
Todos os trabalhadores com carteira de trabalho assinada e que tenham nela registrado, pelo menos, um mês de serviço remunerado, têm direito ao abono natalino. Quando um funcionário está contratado há menos de um ano, o seu décimo terceiro será proporcional à quantidade de meses trabalhados.
Quanto ou receber de 13º salário?
Se o trabalhador contratado sob regime CLT estiver com a carteira assinada desde o dia 17 de janeiro de 2022 ou antes disso, ele tem direito a um 13º salário correspondente à metade do seu salário bruto. No caso da data de admissão do funcionário ser a partir do dia 18 de janeiro de 2022, o cálculo do abono especial de Natal muda.
Essas pessoas com 11 meses ou menos de vínculo empregatício no ano receberão décimo terceiro proporcional. A norma considera um mês “inteiro” de trabalho quando há, pelo menos, 15 dias de serviço registrados.
Para saber o valor exato do seu 13º salário proporcional, confira na carteira de trabalho a sua data de admissão na empresa. Preencha a calculadora da FDR a seguir com essa quantidade de meses trabalhados e o valor bruto do salário mensal. Para finalizar, informe se o abono será pago em uma ou duas parcelas.